o Nalitzis. Este ano o vencedor é da casa. Após conquistar o 1º lugar nunca mais o largou. Prevendo muitos dos desaires da sua equipa (aah! a ironia), o Nalitzis foi o mais consistente e, assim, ganha a 2ª edição da Liga Prognósticos.
Ultima jornada no apita-me!! Não se esqueçam que o Braga-Sporting vale 5 pontos portanto, matematicamente ainda é possivel ultrapassar o Nalitzis! Força nisso pessoal
Foi fantástico. Em 2006 abusaram das arbitragens (benfiquistas saudosistas, não se lembram que tiveram um penalti em camp nou claríssimo que não foi assinalado? foi mais quem? o milan, creio), foi violações ao Chelsea, culminando nos míticos quatro penaltis em 2009 e este ano, com uma deliciosa dualidade de critérios frente ao Arsenal e um par de ajudas cirúrgicas contra o Real. Este Real do Mourinho é sarrafeiro? Tem momentos, sim. Mas é triste olhar para a suposta melhor equipa do mundo e ver que se especializaram no que há de pior no campeonato tuga.
Se esta é para alguns a melhor equipa da história do futebol, é importante esclarecer que temos no Barça a razão pela qual os americanos não entendem o futebol. Aquilo é coisa de paneleiros. Tendo a concordar a cada jogo do Barça que vejo. A UEFA, já se sabe, tem um curioso passado de conveniências. Dá um jeitaço do caneco ter equipas de grandes campeonatos. Pessoal de leste numa final? Nem a Hungria dos anos 50. Nem os ucranianos que pagaram com a vida em futebolada contra os nazis. Aqui manda a plutocracia. E os betinhos da UNICEF dão um jeito do caralho.
Têm um tiki-panilóides-taka muito bom, lembra algo entre o futsal e o andebol, têm uma boa herança holandesa, um genial messi, um tão genial quanto putinha submissa xavi, uma escola de topo cimentada num espírito comum. E têm em guardiola um treinador que é uma incógnita mas que ali conhece os cantos à casa como ninguém. Mas o que irrita é o regionalismo exacerbado - um tique a nortada cá tem mas que ali para os lados da catalunha é vezes 10. Mais do que quererem ser os melhores do mundo, interessa-lhes estar à frente dos da capital. Bom para eles. Uma vida de raivinha regionalista como desculpa há-de ser confortável. Irritam as fitas, a manhosice de vencer a todo o custo que usaram contra Chelsea, contra Inter (arraiada durante a noite à porta do hotel, atraso no autocarro, mas esta merda é o burkina faso ou uma champions). São uma merda, sejamos honestos. E isto não é o espírito tuga a falar.
Claro que o Mourinho é do melhor que há e claro que prefiro um ronaldo que por mais gajas que coma continua a saber correr, chutar com os dois pés, de cabeça, tem corpo (e aguenta porrada que a maria madalena messi tá quieto). Ronaldo vs Messi? O Ronaldo pelo menos muda de país para provar algo. Nem que seja para comer gajas novas. O messi é fantástico, um puto enfezado chegar ao topo do mundo é obra. Pena que a ambição também seja de enfezado. Isto é o séc XXI. Desde que há maradona que sabemos que o melhor do mundo o tem de ser em todo o lado. Como o Figo. Como o Zidane. Passar a vida a ser alimentado pelo mesmo futebol punheta é confortável. Gostam de futebol de salta-pocinhas, mergulhadores, actores de tragédia, jogos de 11 contra 10 e dualidade de critérios? Bom para eles. Eu prefiro focar-me na alegria que é descobrir que na champions se marcam faltas por um gajo cair de costas.