quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que me irrita no Barça

"Diving — the practice of mugging for penalties by rolling around on the ground and wailing like a three-year-old girl after being grazed on the shin — is considered clever sportsmanship in soccer"

Matt Taibbi.

Foi fantástico. Em 2006 abusaram das arbitragens (benfiquistas saudosistas, não se lembram que tiveram um penalti em camp nou claríssimo que não foi assinalado? foi mais quem? o milan, creio), foi violações ao Chelsea, culminando nos míticos quatro penaltis em 2009 e este ano, com uma deliciosa dualidade de critérios frente ao Arsenal e um par de ajudas cirúrgicas contra o Real. Este Real do Mourinho é sarrafeiro? Tem momentos, sim. Mas é triste olhar para a suposta melhor equipa do mundo e ver que se especializaram no que há de pior no campeonato tuga.

Se esta é para alguns a melhor equipa da história do futebol, é importante esclarecer que temos no Barça a razão pela qual os americanos não entendem o futebol. Aquilo é coisa de paneleiros. Tendo a concordar a cada jogo do Barça que vejo. A UEFA, já se sabe, tem um curioso passado de conveniências. Dá um jeitaço do caneco ter equipas de grandes campeonatos. Pessoal de leste numa final? Nem a Hungria dos anos 50. Nem os ucranianos que pagaram com a vida em futebolada contra os nazis. Aqui manda a plutocracia. E os betinhos da UNICEF dão um jeito do caralho.

Têm um tiki-panilóides-taka muito bom, lembra algo entre o futsal e o andebol, têm uma boa herança holandesa, um genial messi, um tão genial quanto putinha submissa xavi, uma escola de topo cimentada num espírito comum. E têm em guardiola um treinador que é uma incógnita mas que ali conhece os cantos à casa como ninguém. Mas o que irrita é o regionalismo exacerbado - um tique a nortada cá tem mas que ali para os lados da catalunha é vezes 10. Mais do que quererem ser os melhores do mundo, interessa-lhes estar à frente dos da capital. Bom para eles. Uma vida de raivinha regionalista como desculpa há-de ser confortável. Irritam as fitas, a manhosice de vencer a todo o custo que usaram contra Chelsea, contra Inter (arraiada durante a noite à porta do hotel, atraso no autocarro, mas esta merda é o burkina faso ou uma champions). São uma merda, sejamos honestos. E isto não é o espírito tuga a falar.

Claro que o Mourinho é do melhor que há e claro que prefiro um ronaldo que por mais gajas que coma continua a saber correr, chutar com os dois pés, de cabeça, tem corpo (e aguenta porrada que a maria madalena messi tá quieto). Ronaldo vs Messi? O Ronaldo pelo menos muda de país para provar algo. Nem que seja para comer gajas novas. O messi é fantástico, um puto enfezado chegar ao topo do mundo é obra. Pena que a ambição também seja de enfezado. Isto é o séc XXI. Desde que há maradona que sabemos que o melhor do mundo o tem de ser em todo o lado. Como o Figo. Como o Zidane. Passar a vida a ser alimentado pelo mesmo futebol punheta é confortável. Gostam de futebol de salta-pocinhas, mergulhadores, actores de tragédia, jogos de 11 contra 10 e dualidade de critérios? Bom para eles. Eu prefiro focar-me na alegria que é descobrir que na champions se marcam faltas por um gajo cair de costas.

Como aqui:



Barcelona es una mierda. Tenho dito.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois...

Anónimo disse...

Obrigada por dizer tudo o que sinto. Gosto do Barcelona desde pequenina, mas neste momento já nem os posso ver.

Anónimo disse...

Grande post!

Travenca disse...

Vou quotar, se não te importas, porque é realmente um desabafo que o é para muita gente :)

Nalitzis Krpan disse...

Travenca, é à vontade.

Eu por mim já decidi que vou torcer pelo manchester. O Sporting fez questão de me tirar boa parte do gozo de ver jogos tugas nos últimos dois anos. Se agora a champions é oferenda aos deuses da catalunha, vou ter de começar a alimentar o vicio com jogos da libertadores.

Site Meter