quinta-feira, 8 de julho de 2010

Chocante, não?

Lembro-me de ter dito no café ao Bossio e ao Cláudio. "Se a Espanha jogar connosco como tem jogado, então temos todas as hipóteses". Não jogaram da mesma maneira.

Se na primeira parte ainda tivemos umas poucas oportunidades. na segunda eles cresceram. E quando marcaram não mais tivemos hipóteses. Ontem o cenário repetiu-se com a Alemanha, que depois de dizimar Inglaterra e Argentina não foi capaz de aguentar esta Espanha.

Claro que por cá vigorou logo o nosso patriótico desespero, a nossa deliciosa exigência para com os outros (sem nos apercebermos que por cá muitos não exigem nada deles próprios). Nós perdemos com o campeão europeu e possível campeão do mundo. Perdemos 1 - 0 com aquela que é a melhor selecção espanhola da história. Ficámos muito chocados com isto. E rapidamente partimos para assassinar (imprensa, pessoas...) tudo o que se fez. Corram já com o Queiroz (e a única selecção de "futuro" apresentada foi o insuportável Aragonés, que nem sabemos sequer se chega vivo ao próximo europeu), criaram-se até grupos no Facebook (reacção que já é da praxe) para expulsar o pai do Cristiano Ronaldo dos Santos da selecção. Para mim a coisa parecia mais natural. Afinal de contas em futebol costumam ganhar os melhores. E esta Espanha é claramente melhor do que nós.

Não me levem a mal. Sou todo a favor do nosso espírito ambicioso. Mas a verdade é que nunca ganhámos nada mas achamos sempre que somos os maiores. Depois perdemos um jogo normal de se perder e achamos logo que é tudo uma vergonha. É futebol. Ganha-se e perde-se consoante as circunstâncias. E este ano a lógica impôs-se. Claro que perder nos oitavos sabe sempre a pouco. E claro que podemos agora ver que se podia ter feito esta substituição, ou ter tentado aquela coisa, mas no final a tendência é esta: os melhores ganham mais vezes.

Quando aceitarmos esta ideia pode ser que se volte a apoiar a selecção como deve ser. Entretanto, parabéns à Espanha, que eliminou a selecção que mais gostei de ver. Este ano haverá história no Mundial. Espanha ou Holanda é indiferente, acho que qualquer um destes países já deu o suficiente ao futebol para merecerem agora o retorno.

2 comentários:

tomané disse...

Depois perdemos um jogo normal de se perder e achamos logo que é tudo uma vergonha.

Não é o perder, é como se perde.

PS - lol, a palavra de verificação dá-me um "corra". "rings any bell"?

Anónimo disse...

O problema é o que fizeram durante o jogo...Porque perder era normal, mas se incluisse algum esforço para evitar que isso acontecesse.
Na segunda parte o pai estava a pensar como mudar as fraldas da "única aquisição que faltava"!Sim, comportaram-se muito mal e o pai não devia ser convocado porque não vai lá para jogar, mas servir interesses pessoais!

Site Meter