segunda-feira, 5 de julho de 2010

O assunto do momento: Moutinho.

É como se a mulher nos tivesse posto os cornos. Ah não me tens dado atenção, ah as coisas já não são como quando casámos. Yah, yah, yah. Mas foste tu quem me pôs os cornos, sua puta.

Falemos primeiro do outro. O porto tem o hábito de tirar jogadores que interessam aos outros. É coisa que sportinguistas e benfiquistas conhecem bem. Têm o dinheiro e quando assim é a maior parte das vezes há pouca coisa a fazer. Por aí pouco há a dizer.

A tradição destas coisas por Alvalade tem tido uma tendência. Costumamos sair a perder. Foi assim com Postiga e apesar de achar que o Nuno André Coelho até tem potencial, temo que desta vez a coisa se repita. Há campeonatos em que a coisa acontece sem grande estranheza (em Milão é assim). Mas por cá o choque é grande. Moutinho era capitão e apesar de há dois anos já manifestar que queria sair, fazê-lo nestes moldes não é bonito.

O rapaz já era dos mais bem pagos em Alvalade. E ainda assim queria mais, pouco lhe importando quem lhe pagava o ordenado. O porto prontificou-se e o Sporting aceitou, com receio de que viesse aí mais um Jardel.

É este o futebol moderno e profissional. Mas não me vão recriminar se disser que há coisas em que devia haver respeitado. Educado em Alvalade, a maturidade do jogador cedo lhe garantiu oportunidades que nem sempre os jogadores jovens têm. Fez épocas muito boas mas já é de há algum tempo esta sensação de que ele não queria estar ali.

Por ora ignoro pormenores dos negócios (dinheiros, dívidas perdoadas e trocas de jogadores), mas isto sabe a amargo. Muito amargo. Aceito a saída. Mas não há outra forma de dizê-lo: Moutinho tornou-se persona non grata. Como é o dinheiro que o mexe, que o aproveite, que já ninguém o safa de ser mal recebido em Alvalade.

Agora falta perdermos Izmailov, coisa que se começa a adivinhar (para além de outros rumores, enfim, muita coisa estranha se passa em Alvalade - Vukcevic...). O mais importante de tudo é que não se perca a noção de que o clube está acima de qualquer jogador. E nisso estou certo que nenhum portista, benfiquista ou qualquer-outra-coisa-ista irá discordar.

Mas as minhas preocupações estão cá todas. E a verdade é que continuo a ver o Costinha metido em tudo isto, sem termos tido um resultadozeco que justificasse esta opção de contratar o “ministro”. De qualquer das maneiras já tenho como tradição pessoal não acreditar muito em ministros. Mentem demais.

Veremos o que o futuro nos reserva. Mas neste momento acho que o Sporting ainda vai piorar antes de voltar a ser o que em tempos conheci. A questão é quanto tempo teremos de penar para a coisa terminar. Esperemos apenas que no final desta época ainda possamos sorrir, e que memórias destas passem a fazer parte do anedotário nacional.

Moutinho, parabéns por teres ficado de fora do mundial. Sê feliz na Invicta. A cidade é bonita. Mas sou de Lisboa e gente xungosa prefiro vê-la bem longe.

4 comentários:

Pli aka Roberto Mogrovejo disse...

Isto é tudo mto bonito!! mas so acho de mau gosto os comentarios agora dos senhores de Alvalade!!

..."moutinho era a maça podre"...

Costinha: «Que não se aleije, é tudo o que lhe desejo»

enfim... eles lá saberam!

Bossio Rojas disse...

O Bettencas tá a foder o sporting todo. E o Costinha é o obreiro. Convenhamos que o Sporting neste momento está mais proximo de um Vitoria de Guimarães do que do Benfica e Porto, futebolisticamente falando! Não têm 1 jogador de topo. Conseguiram correr com todos. Brilhante!

TZB disse...

O SCP, na minha modesta opinião, tinha a época passada 5 jogadores acima da média: Liedson, Izmailov, Veloso, Vukcevic e Moutinho. Esta época, vendeu um, parece que quer vender outro (Izma) e faz tudo pra se ver livre de outro (Vuk)... se o "ministro" levar a sua avante o SCP fica só com Veloso e pronto (Liedson já tá com a queimar os últimos cartuchos).

No meio disto tudo, acho piada a umas coisas que vou lendo/vendo por aí:

1) Ver os mesmos adeptos que há um mês diziam que era um crime deixar o Moutinho fora do Mundial, agora dizerem que é um jogador banal e que foi um óptimo negócio.

2) Ver sportinguistas a achar que fizeram um bom negócio e que isto é tudo perfeitamente normal porque o jogador estava contrariado (como se isto bastasse)... sem se perguntarem porquê que estava contrariado e será que se tentou tudo pra salvar a situação? É que vender jogadores entre equipas acontece muito... mas capitães...

3) O FCP mostra de novo uma ratice filha da puta e reforçou muito bem a equipa pra se bater com o SLB (pela primeira vez em muitos anos parte em vantagem)... o SCP parece dizer que a luta pelo titulo ainda não é pra ele.

eumargotdasilva disse...

como é que num mundo como o de hoje um jogador tem que aturar tudo pelo seu clube, e achar bem? se vos apresentassem uma proposta para mudar de emprego, mais bem paga, e para mudança de ares, não aceitavam?...
o homem quis ir para o everton...não o deixaram. agora queria ir para outro lado , mas não podia porque não apareciam propostas à altura...
carregou às costas o sporting e ainda teve de arcar coma responsabilidade...
se os dirigentes não são justos, colhem o que semeiam...

Site Meter