quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Estado da coisa

Ora bem há numa semana muita coisa para se falar, não é verdade? Girando tudo à volta do benfica, do porto, e de um sporting tímido e de bem com a imprensa como sempre. Mas o que é que se passa? que semana louca tem sido esta em que o futebol português está pior que as novelas da tvi?
Façamos um ponto da situação e demos um passo atrás.

O que se anda a passar no futebol português é uma coisa e só uma. Um fenómeno viral que se propagou nos últimos três anos e instalou-se, definitivamente esta época, nas acções de todos os intervenientes do futebol português, de jogadores a jornais, com os adeptos à mistura.

Este fenómeno viral é um e só um e não há volta a dar sobre o assunto.

O fenómeno viral é uma autêntica onda de esquizofrenia que contagiou todo o mundo benfiquista.

Esquizofrenia total e absoluta. Que se criou com dez anos de merda sem vitórias, propagou-se nos últimos anos à medida que o jejum de títulos e o sentimento de derrota se instalava nos benfiquistas, ajudados pela imprensa (A Bola) e comentadores de televisão que, assassinos do futebol ou não à parte, só fazem o seu trabalho, e rebentou, finalmente, em 2009, na época de Jorge jesus em que, finalmente, o benfica começou a jogar bonito, começou a jogar bem, começou a dar goleadas ("comigo vão jogar o dobro!" era a capa d'A Bola no dia da contratação do Jorge Jesus; Já jogam o dobro!, era a capa d'A Bola quando o benfas deu 2-0 ao atlético de madrid tendo-se omitido o facto que era mais o atlético que estava uma boa merda e não o contrário), e agora é o que se vê.

A malta benfiquista está completamente louca e descontrolada.

Eu vejo gajos que pedem seriamente (um idiota qualquer da tertúlia benfiquista num post) ao LFV que o benfica seja retirado da liga (!!!). Vejo o Sílvio Cervan a ser dominado por essa mesma irracionalidade na discussão dos lances n'O Dia Seguinte ao ver o que mais ninguém vê e, depois, a chamar anti-benfiquistas aos seus colegas comentadores no mais completo descontrolo e malta a dizer no dia a seguir que o silvio cervan devia era ter-lhes dado a todos murros nos cornos ou cadeiradas nas trombas; vejo arbitragens absolutamente avassaladoras de tão benéficas para o benfica (é mesmo preciso de dar exemplos, com o último mais flagrante a ser o jogo do benfica-nacional?) e os benfiquistas ainda a insistirem que o benfica continua, além de tudo, a ser prejudicado. Enfim, leio a Leonor Pinhão e o Ricardo Araújo pereira de vez em quando e assusto-me. Ouço arrotos de carrega benfica por tudo quando é lado e o rui santos a levar porrada de benfiquistas; autocarros incendiados pelos mesmos; e os desacatos na final de juniores. o problema não é o clube - o clube, enquanto clube, é só isso mesmo, uma instituição desportiva, e não tenho nada contra ele.

São as pessoas. Os benfiquistas.

O futebol português está completamente fora de controlo por causa deste enorme ruído branco. E aqui chegamos aos grandes causadores desta esquizofrenia: A Bola e o Record, principalmente A Bola. Nunca achei, até está época, que a Bola fosse muito anti-portista. Sempre achei que o Record era mais. Mas tudo bem, entende-se, o benfica é o que vende mais, mais benfica na capa.

Mas ultimamente tudo ficou fora de controlo. os photoshops, as entrevistas ridículas; os trocadilhos, os títulos sugestivos. O maxi pereira a comer um super max. o saviola a comer um bolo rei. o cardozo a pegar nas chuteiras a fazerem de pistolas. O Jorge Jesus a fazer de exterminador! Quando se falava do falcao para o benfica, era so grandes titulos: "benfica é um sonho!" "falcao com um pé na Luz!" de repente, o porto compra-o. o tom muda logo: "Porto rouba falcao ao benfica!". Roubar. É claro. porque ele já era do benfica e tudo.

E agora esta última notícia de sábado, esta capa, esta vergonha, este photoshop ranhoso. Questiono-me porque é que nunca fizeram capas semelhantes com o rui costa quando se fodeu nos túneis? O porto cortou relações com A Bola, um jornal que, todos temos que o admitir, já mal pratica jornalismo e, neste momento, é mais a folha do benfica diária do que outra coisa qualquer. As coisas mudam-se se as pessoas deixarem de comprar A Bola - e, assim, com a quebra de vendas, pode ser que o jornalismo praticado mude de rumo, para melhor.


E, na verdade, espremendo toda esta onde de esquizofrenia, vendo além de todas estas imbecilidades e ruído branco, o que é que temos? temos um benfica em segundo lugar, com os mesmos pontos que o primeiro, quatro pontos acima do futebol clube do porto, e afastado já da taça de Portugal.

Então, é só isto? É. É só isto. É o benfica andar a jogar melhor que no ano passado, é o benfica a ser beneficiado à bruta pelos árbitros, de propósito ou não, é um porto em termos pontuais apenas ligeiramente pior do que na época passada, é um treinador do benfica cartoonesco, é um presidente benfiquista propositadamente agitador, e é o triunfo da cambada de jagunços benfiquistas que dominam a opinião pública por toda a parte, em fóruns, blogs, a exporem-se ao rídiculo, e, com isso, a exporem o clube do qual são adeptos ao ridículo.

Amanhã o show continua. Com a esquizofrenia habitual.

por hoje, ainda temos esta notícia para ajudar.

14 comentários:

Nalitzis Krpan disse...

(Cláudio a provar que não há blackout no Apita.)

Ao que parece a Organização Mundial de Saúde está a pensar catalogar esta doença. Tem havido estudos empíricos que demonstram que há maior incidência em barrascos, tascas e locais onde se vende minis baratas e copos de tintol lavados a cuspo. OS níveis de violência doméstica também têm tendência a aumentar em momentos em que o benfiquismo degenera em reacções violentas. Outras reacções possíveis são a histeria estapafúrdia, a depressão caquética, a gaguez revoltada ou a obsessão conspirativa (vulgarmente conhecida como o síndrome dos tadinhos). Em casos mais graves pode mesmo manifestar-se fisicamente e há até exemplos claros de barrigas disformes, pêlos faciais idiotas ou até mesmo o uso voluntário de cornos, que podem também degenerar em ataques a cachaços alheios.

Anónimo disse...

Pois claro. Pq todos os benfiquistas são assim.... Uns bebados barrigudos de bigode que batem na mulher. Tristeza saloia.

Morales disse...

Fds! Essa conversa da histeria e da esquizofrenia já enjoa. Caralho! Qdo é que vcs vão perceber que vivem num país maioritariamente habitado por benfiquistas??? O Benfica joga bem, muito melhor que Sporting e Porto, ganha jogos de forma categórica, tem dois ou três jogadores de nível mundial, e, por isso, as pessoas empolgam-se. Com os garrafões e os couratos dá no que dá. Habituem-se a essa merda! Se gostas fazer uso de fait divers como o de nem sequer tar em primeiro ou de já não estar na taça de portugal, ou de o porto estar a morder os calacanhares (yeah right!) é ctg, mas não me fodam!

A realidade é esta, o Benfica está bem, a jogar bonito, o porto está claramente pior q noutros anos (o q não quer dizer q não esteja na luta) e o sporting tem estado anedótico. Habituem-se a essa merda!

Sim! São os árbitros que estão a empurrar o benfica, e o silvio cervan é um jebo, e a malta da tertulia benfiquista é execrável (o Kralj até á tertulia benfiquista vai... fucking weird!), e a bola é cada vez mais um folhetim e cada vez menos um jornal, o record vai pelo mesmo caminho... a malta sabe isso tudo!

Vcs vivem em Portugal, caralho! Habituem-se!

Cláudio Kralj disse...

na verdade, é o nalitzis que vai à tertúlia para se rir. eu assusto-me. O teu comentário, caro morales, ilustra precisamente o que escrevi. nuff' said.

Cláudio Kralj disse...

e não, não me vou habituar porque vivo em Portugal Morales. Essas merdas que tu próprio admites como verdadeiras não se devem aceitar só porque vivemos em Portugal. Se só há merda no futebol? Check. se estamos em Portugal? Check. Se uma vive com a outra? não me venham com merdas. "é a escravatura, estamos em portugal, habituem-se!" "é a pena de morte, vivemos em portugal, habituem-se!" "queimam judeus, estamos em Portugal, habituem-se!" são excelentes argumentos. Lembram-me qualquer coisa. Agora não tou é a ver bem o quê.

Morales disse...

Sim, Cláudio, sou apenas mais um lamp esquizofrénico. O Porto tá em grande, melhor que nunca e só não vai à frente com 30 pontos de avanço por causa dos árbitros e do cervan.

Enquanto tratarem os adversários com a altivez, o desrespeito e o desdém com que tratam, nunca serão grandes.

Nalitzis Krpan disse...

Eu também me assusto na tertúlia. É como ver a praça da alegria: aquela gente existe mesmo e está por todo o lado.

Morales, a revolta pode ser uma coisa positiva. Mas o argumento do habituem-se não funciona. Eu não me vou habituar. Seja porque a justiça é lenta, porque a política é suja, porque o país gosta de caminhar a passos largos para o abismo, porque há adeptos de futebol e depois há adeptos de clubes. A tertúlia, e aqui usa-se como símbolo, representa uma das piores coisas que há: o fanatismo - e este está em demasiadas coisas). Não creio que se deva habituar só porque há em quantidade, ou porque é maioria, porque são "bués". É só isso. Quanto às barrigas e à violência doméstica, vá lá, até eu chamo betinhos a alguns sportinguistas, e não deixo de brincar com o sotaque nem de falar em sacos azuis quando falo do porto (já agora, é curioso serem sacos... azuis).

Qual é a alternativa?

[hoje o meu clube ganho e escrevo um smiley. Ou hoje o meu clube perdeu e escrevo um smiley triste.] ? Mas alguém ainda tem pachorra para as mariquices óbvias?

Cláudio Kralj disse...

ponto número 1: tu não és um "lamp esquizofrénico" morales. és um "lamp" revoltado. são duas coisas diferentes.

ponto número dois: o sílvio cervan continuava a ser o sílvio cervan quer o benfica estivesse ou não à frente.

Morales disse...

Percebo o que dizes mas o fanatismo está tão presente na tertulia como esta aqui.

Claro que tudo o que é em exagero é demais. Mas vcs não podem tar sempre a queixar-se das manifestações de alegria pelo país fora sempre que o benfica ganha. Vivemos num país de lamps. Eu sei q deve ser xato, até para nós lamps, mas é assim.

Não falo da merda de jornais desportivos que temos, que obviamente é de condenar. Mas tb isso cansa. Todos os dias é a campanha contra os jornais. Toda a gente concorda com vcs. Só quem for estupido é que não vê a lampionagem dos jornais portugueses. Mas pronto, enquanto um de nós não estiver à frente daquela merda, vai ser assim. Não há muito a fazer. É ignorar.

Olhem para os vossos clubes. Não há problemas nos vossos clubes? (nem falo de ti aqui Nalitzis, que até te mandas ao sporting de vez em qdo).

Quanto ao argumento das arbitragens. Épa, desculpem, admito que possa ser o meu fanatismo (que está cá bem presente) a falar mas se vcs acham que o benfica está a fazer a época que está por causa das arbitragens, com o devido respeito, vão-se foder!

Nalitzis Krpan disse...

Hey, hey, hey.

Eu nunca disse que o benfica está a fazer esta época por causa dos árbitros. Os árbitros ajudam, só isso, tal como houve anos em que o porto, merecendo ganhar, não deixou de ter o bigode do martins dos santos a favor. Além disso, por muita ajuda que estivessem a ter, mesmo achando que o Sporting até foi prejudicado este ano, se aquilo anda tudo mal então há muito por resolver - o mesmo se aplica ao porto. Depois, outra coisa ainda. Bater no que há para bater é um dos propósitos deste blog - por essa razão é que se fala em histeria encarnada. Raios me parta o benfas nem tem jogado tão bem quanto o braga (e não estou a gozar, aqueles estão mesmo a fazer grande época), não percebo de onde se salta de segundo em portugal para mário do mundo.

E por isso um gajo crítica. A propósito de nada, mas voltando ao silvio cervan. Ele não é insuportavel por ser benfiquista (claro que ajuda), até poorque há muito sportinguista que eu vendia de bom grado (aliás, isso até me relembrou uma ideia numa rubrica para o apita). o cervan é tipo a laurinda alves. Só diz merda. E mesmo quando não diz, é como se dissesse, porque, lá está, é insuportável. Já agora, alguém sabe de que clube é a laurinda (se o tiver, claro... e belenenses não conta, que isso nem é bem um clube)

Morales disse...

O Braga, justiça lhe seja feita, tem jogado bem. Mas, convenhamos, os árbitros tb têm sido amigos (pelo menos tanto como com o benfas), e andam com uma caga de meter nojo. A quantidade de golos que os gajos marcaram entre os 80 e os 90 é obscena. Se alguem tiver pachorra que faça essa contagem.

Quanto a Cervan, estamos de acordo. (Até irrita estar de acordo em algo que envolva o Cervan).

Anónimo disse...

Que tal fazer um referendo ou um abaixo assinado para por o Cervan a andar do programa. o Homem poem o Poncio Monteiro a um canto nos seus melhores tempos.

Nem uma cadeira na lombo ele merece.
Ainda falam do fanatismo do FCP. Acho que pegou e o benfiquistas ..devem pensar que assim ajuda a ganhar campeonatos. se calhar é um virus qq.

Anónimo disse...

eu continuo sem perceber qual e o problema de ser um clube cheio de grunhos bebados, sao menos filhos de deus que os betos do sporting???convido-vos a ir assistir a um jogo no dragao no meio dos super pa verem o qeq é a ralé do país...

Nalitzis Krpan disse...

Último anónimo,

É natural que pela minha parte seja mais giro falar mal de vilarinhos e fernandos madureiras. São estereótipos de clubes adversários mas não penses que esqueço que o oliveira e costa fala (não diz uma para caixa) pelo Sporting assim como o Sérgio Godinho (que por muite que aprecie o homem, quando o vi a defender o Sporting só pensava, que raio fazes tu aí).

Problemas de existirem, bem se forem criminosos e andam cá fora, chateia muito (e há muito caso), existirem e serem só idiotas, lá está, é a democracia a funcionar. Mas se não se pode dar na cabeça de alguns marmelos, a coisa perde piada, pah

Site Meter