terça-feira, 27 de abril de 2010

Isto está a chegar ao fim.

Há dias o Karadas admitia ao i que simulou descaradamente um penalty no célebre Estorilgate, "jogo" que se provou essencial na conquista do último campeonato do benfas. Claro que dizer isto a benfiquistas, é o mesmo que nada. Afinal de contas a memória para os benfiquistas é tão fotográfica quanto selectiva.

Aproxima-se agora o final do campeonato dos túneis, como o bimbinho lá do norte apelida, 73 vezes por semana. Não interessa aqui hulks ou o que quer que seja, e também me estou a cagar para o falcão não jogar. Estou também a cagar-me para o maxi pereira poder ir, embora o que tivesse feito fosse bem mais grave do que o que levou à expulsão do izmailov aqui há pouco tempo (lembro-me de izmailov acertar na bola; o verruga só levou uma perna à frente). Com lucílio baptista em campo, como na última partida, há sempre muito a ignorar. Afinal de contas foi o homem mais fulcral na célebre taça da liga do ano passado. Seria natural que continuasse a deixar a sua boa marca no benfica 2009/2010.

O benfas está prestes a ser campeão. Tanto faz se é no dragão ou se precisam de um ultimo pontinho na jornada 30. Que a maior parte dos benfiquistas seja um cambada de coninhas arrogantes que precisa de chatear o juízo ao resto do pessoal, constantemente, para poderem suportar a sua teoria de que são "os máiroes e tal", já sabemos. Que tanto e tanto benfiquista seja puro animal incapaz de assimilar mais do que dois conceitos de uma só vez (ficam-se por 2: benfas e anti-benfas), também já sabemos. Que este campeonato é sujo e que o braga foi efectivamente prejudicado (sim, mais vezes, sim, de forma bem mais escabrosa e não, não é uma "estatística" do cu para a boca d'a bola que vai negar isso), também já sabemos.

O que eu espero, e aceitando que o benfas é praticamente campeão (aceitei isso desde que o Sporting perdeu em Alvalade), é que se façam distinções. A lucidez obriga ao seguinte: Jesus rosna muito e isso motiva uma equipa de cães. Mas o lagartão não é um mourinho - já agora, não esqueçam o quique, merda que era, está à beira de fazer muito mais com o atlético do que o jesus fará no tempo todo que ficar no benfas. Vieira é um homem populista e, sejamos sinceros, desonesto. Mas os jogadores do benfas, na sua generalidade, fizeram um bom trabalho. Isso eu aceito plenamente. E eu, que consigo ver futebol sem as palas habituais dos fanáticos, também tive elogios para fazer ao benfas ao longo do ano. Em particular ao david luiz, que, ainda inexperiente, e com uma gadelha que mete nojo, provou que tem potencial para se afirmar entre os melhores centrais.

O que eu espero, e era isso que não queria que esquecessem, é que se lembrem que o braga fez algo de absolutamente impressionante este ano. Não houvesse um ricardo costa na liga, não houvesse um par de suspensões cirúrgicas e mal intencionadas (com toda a gente a saber quem favoreciam), este braga era campeão. Sem túneis. Sem rios de dinheiro. Sem dívidas e passivos ao nível dos três grandes. Apenas uma estrutura competente, um bom treinador e uma equipa competente. Espero que se apurem para a liga dos campeões. Merecem ir lá passear. Espero que o meu Sporting tenha aprendido a lição correcta no meio disto. E não, não quero que façam o que o benfas fez: dívidas e poder na liga. O futebol nojento que se joga fora de campo, entre porto e benfica, é o exemplo perfeito da corrupção e da conivência lusa. Ninguém honesto acha que este campeonato decorreu sem "acidentes de percurso" muito bem direccionados. Ninguém honesto consegue olhar para as décadas de velhice do futebol tuga e achar que aquilo é só desporto.

Só posso é desejar que o Bettencourt ainda tenha alguma vergonha na cara e evite andar para aí como o mongolóide cardíaco e o putanheiro furioso. Que eles sejam assim, e que os apoiem incondicionalmente (e este incondicionalmente é para ser assimiliado), é lá com eles. Não quero é que o nosso caminho para a recuperação seja feito com o mesmo veneno com que outros se banham.

O campeonato está a chegar ao fim. Só me resta esperar que ainda sobre algum futebol decente e honesto. Mas à medida que se aproxima "o clássico que decide tudo", duvido que portugal mereça mais do que isto. Fiquemos com o benfica. O nosso campeão tinha equipa para o ser, mas não teve tomates para enfrentar o campeonato sem ajudas essenciais. A vergonha e o descaramento não é tão grande, mas espero que a vitória deles lhes saiba como soube o último campeonato que ganharam: um cheirinho agradável a merda. OS benfiquistas honestos, que ainda os há, gostariam de ter visto um braga na segunda volta com mossoró. Os outros, ao jeito de tertulia benfiquista, ao jeito de cervan e pinhão, ao jeito do barbas e do tipo que agarrou o cachaço ao fiscal de linha, não variam muito. Com maior ou menor "carisma", nenhum deles vê futebol. Vêem, qual touro, só o vermelho. E com gente obtusa é difícil esperar um mínimo de escrúpulos. Reservem lá o marquês, mais umas capaz d'a bola, reservem o terreiro do paço, a ponte vasco da gama, a avenida dos aliados e aquele bar chungoso de freixo de espada à cinta. Tanta histeria antes de tempo (e há aí muitos que já festejam o campeonato desde a pré-época) é coisa que só encontra paralelo com a ejaculação precoce. Terem tanta necessidade que os outros vos digam "epah, são mesmo bons", é só birra de gente sem confiança.


P.S.: Antes que apareçam aí com merdas "ah isso é dor de cotovelo e tudo o mais", peço apenas lucidez. Aprendi muito cedo que só se ama uma coisa se formos capazes de a crítica. É assim com a mulher, os filhos, a pátria e com o clube. Cegueira obtusa é coisa que nunca apreciei. Se não forem capazes de parar e fazer alguma auto-crítica ao vosso clube, então parabéns: adeptos do clube são de certeza. Seres humanos é que nem tanto.

8 comentários:

Morales disse...

Karadas simulou um penalty (mal e porcamente), não no Estorilgate, mas na primeira volta na Luz.

O quique é merda. Está em décimo na Liga e está onde está na Liga Europa à pala de 1 vitória (no prolongamento) e cinco empates. Aliás o simples facto de não ter conseguido ganhar a este Sporting diz bastante do que vale Quique. Agora ganhou em casa a um Liverpool sem Torres e com um golo mal anulado ao Benayoun ainda na 1ª parte...

Comparações entre quique e jesus são obviamente de levar na brincadeira. Comparações entre esses dois em que o espanhol saia por cima, e no mesmo parágrafo clamar por lucidez já assume proporções dignas de um qqr wannabe Cervan...

Anónimo disse...

calma lá, que o morales usou um argumento. o nalitzis vai ter de responder.

Morales disse...

Se usei, as minhas desculpas. Foi sem querer.

Anónimo disse...

" Cegueira obtusa é coisa que nunca apreciei." , não consigo perceber se aqui usaste da ironia extrema ou se estavas mesmo a falar a sério!

tenho pena nalitzis que venhas mostrar todo o teu ressabiamento de uma forma tão clara, só mmo naquela...não achas este post profudamente rídiculo e faccioso?

ansiosamente á espera de melhores posts da tua parte, um abr

Anónimo disse...

"Benfica e anti-Benfica"? Deves ter nascido a semana passada para não te lembrares das noites europeias dos anos 70 e 80, em que no estádio da luz se festejavam os golos do sporting, do porto, e dos outros.
Se há casos patológicos em adeptos em Portugal, esses são partilhados entre FCP e SCP numa coisa: para eles, só existe o Benfica! O FCP ganha a taça uefa, e cantam o nome do benfica, o Geovanni marca em Alvalade e manda o SCP para fora da liga dos campeões, e os adeptos verdes, de tao confusos, vêm para dentro do relvado festejar.
Haja paciência, o SCP ainda tinha grandeza há um tempo para ter personalidade própria - com mais ou menos vitórias, é a vida - mas agora parecem o Bobby e o Tareco dos invejosos lá do norte.
E quando não estiveres a ver o Benfica, lembra-te que o Braga está a jogar bem, como já aconteceu com o Guimarães, o Chaves, o Portimonense, o Boavista (não no ano em que foram campeões, enfim), ... Há mais vida para além do Benfica.

Muita saúde e felicidades.

Nalitzis Krpan disse...

Eh eh

estou surpreso com a quebra de níveis de iliteracia entre benfiquistas. Quando vi que o texto era grande, nunca me ocorreu que lessem até ao fim.

Mais a sério.

O quique não é tão mau quanto o pintam. O jesus não é tão bom quanto o pintam.

anónimo, que não sei se és o mesmo em todos os comentários, mas podes assinar com uma letra ou número só para facilitar a vida. De qualquer das maneiras, tu e o morales não são o protótipo do benfiquista histérico que pulula um pouco por todo o lado.

Vamos por partes. O benfica tem equipa para ganhar isto (já o disse antes). E ganhar justamente. O que é feio é o nosso futebol ter tantas histórias (e tem, pouco importam as cores); o que eu não gosto é de ver certas críticas ao porto quando o benfica tem também uma boa quantidade de telhados de vidro. Como Sportinguista, posso dizer que é bom saber que o meu clube não anda em histórias menos bonitas. No dia em que estiver, se estiver, terei oportunidade de criticar o meu clube. Futebol e verdade estão acima de clubes. Ignorar isso tirou muita autoridade moral à maior parte dos benfiquistas e portistas. E sim, são os benfiquistas que fomentam o benfica / anti-benfica. Fazem-no com a soberba arrogância com que se pavoneiam a cada golo, bom ou mau, justo ou errado. e fazem-no com a ajuda de muita com. social orfã de escrúpulos. Quando o benfica está na mó de cima, aceita-se tudo. Faz bem à economia (não deve ser já este ano, certamente), faz bem à alegria das pessoas (para além de uns milhares de jagunços que só vêem bola à frente, não sei que sentido isso tem) e é bom para o nosso futebol (mais do que grandes a jogar bem, bragas e afins a fazer grandes campeonatos é sempre mais saudável). Aturam-se sempre os mesmos clichés e tudo isto ao som do constante auto-elogio. O benfica não é feliz se as coisas lhe correrem bem. É feliz se puder esfregar na cara dos outros que as coisas correram bem. Não houve isso nos últimos dois campeonatos ganhos pelo Sporting. Não se sentiu isso nos últimos 4 anos de porto. E não se viu arrogância em boavista e braga nos anos em que lhes correu melhor. Só se vê isso com o benfica. E não falo de adeptos excepcionais. Falo da generalidade.

Pli aka Roberto Mogrovejo disse...

Vou deixar aqui tb a minha poia...ou seja...o Benfas até merece ganhar o campeonato sem duvida que foi a melhor equipa...com o Braga a cheirar sempre os calcanhares...o que me chateia e mesmo a maneira com que vão ganhar o campeonato...tuneis (e atenção foi com o FCP com o Braga e pelos vistos tb se passou algo no nacional) mtos encarnados por mostrar ao benfas etc etc etc...mais do mesmo de sempre...

Mas concordo com o Krpan...so o benfas e que faz tamanho alarido com isto tudo..nunca vi outros clubes campeoes fazerem tanta festa e romaria etc... (talvez seja por ganharem mto pouco e nao estarem habituados :P )
mas tb tenho que discordar, ou seja nao e bem discordar é mais o cliche do costume...o benfas e o FCP roubam e ganham ...o sporting...nao rouba...e ta sempre na mó de baixo, pq sao uns santinhos. (acho mto bem que continuem assim, o problema é que ja se percebeu que no futebol nao se pode ser santinho, qt mais trafulha melhor).(e é pena que assim seja).

Disse...

anónimo lampião disse...

só queria dizer uma coisa umas coisinhas:

- comparar o benfica e o porto em termos de gamanço é a mesma coisa que comparar a odete santos e a hillary clinton em termos de politica.(acho bastante esclarecedora esta comparação, gosto sempre de referir a odete santos como termo de comparaçao para o que for)

- nalitzis quanto ao facto de dizeres que são os adeptos benfiquistas que só adoram esfregar os títulos na cara dos outros e festa e romaria e etc...faz aí um exame de consciência e diz me lá quem é que nos momentos de conquista pessoal, e sem estar a jogar com o benfica claro, entoa cânticos alusivos ao rival??

- como há uns tempos atrás foi tema de post, pega lá em algumas coisas que foram ditas sobre o benfica e depois percebes o esfreganço que os benfiquistas fazem aos anti, que de facto existem e não foram criados por nós!

o benfica só jogou com equipas fortes paí em dezembro, o resto era tudo coxos, depois eram as arbitragens que levavam o benfica ao colo, depois dedicaram-se títulos ao pedroto e numa altura em que saíram umas escutas engraçadas(alguns ainda alegam que foram as vozes do contra-informação) falou-se sobre roubos de igreja cá pelo sul, e agora como não há mais nada a fazer reconhece-se que o benfica está a jogar bom futebol e será um justo campeão MAS, e há sempre uma puta dum mas, não precisava de tudo o que aconteceu de negativo e o crlho e a puta, eh pah por amor de deus,queres que um benfiquista faça o que????

Site Meter