quarta-feira, 7 de abril de 2010

Messssi, Ronaldo, tuguices e afins - um ensaio de futebolês

Filha da mãe. Pequenino, lingrinhas e estupidamente imparável. Messi impressiona.

Não gosto de entrar nas bocas habituais (ah o Ronaldo é uma merda) porque acho que o Ronaldo só é mau para os portugueses. Ele é excepcional. Como o Mourinho, o Manoel de Oliveira, o Saramago, blá blá blá. Confundimos espírito crítico com simples foleirice. E toda a gente tuga que é qualquer coisa, especialmente lá fora, tem de levar sempre na cabeça. Nunca fui muito disso e atenção, que até critico muita coisa.

Ronaldo é excepcional. E o real madrid aprendeu isso num instante. O que está a acontecer com o Messi é outra coisa. o homem não joga, é mutante em fúria, a jogar a níveis absurdamente estratosféricos. lembram-se de um anúncio há uns anos atrás, de uma certa e determinada marca desportiva, com o cantona a levantar a gola, a dizer au revoir, e estralhaçar um alienígena ou lá que raio era aquilo? Pronto, o messi é esse anúncio, durante 90 minutos. É feitos especiais e coisas impossíveis. O messi do pes (ou do fifa, como quiserem) é o messi real. aquele que vemos na televisão e uns quantos vêem no estádio, esse não existe, é mito, too good to be true.

É provável que, mesmo excepcional, ele quebre de forma. Mas não me venham cá falar do cocaínado do maradona. Este faz o mesmo, sem xunguice e subterfúgios. Com titulos será reconhecido, sem precisar de ser apadrinhado pelo gordo. Este não snifa, só dribla. É a evolução do futebol que está em causa. Ano após ano o desporto fica mais difícil. fontaine teve mais espaço que puskas e eusébio, que por sua vez tiveram mais espaço que cruijf, etc e tal até chegarmos ao nosso tempo. Messi, como Ronaldo e os excepcionais do nosso tempo, têm cada vez menos espaço para jogar. Mas messi é qualquer coisa de ridiculo. Fazia a mata real parecer do tamanho do wembley, tal é o espaço que ele inventa. Agora vem aí um desafio interessante. Mourinho vs Messi. O barcelona tem tudo para ganhar a liga dos campeões (incluindo uma uefa que tem sido muito amiguinha). Mas o Mourinho é um cabrão manhoso, com paixão por desafios. E eu nestas coisas também sou um fanático pela táctica. Acho mesmo que o inter elimina o barça.

Este é o melhor messi que já vimos até ao momento. Mas daqui a pouco tempo ele terá do outro lado o inter, em versão underdog. Mourinho contra o mundo - geralmente é assim que ele se dá melhor. Estou curioso.



Outros assuntos:

Sem pressão, agora jogamos tudo o que não jogámos antes. 5 a 0 descontraído ao rio ave, sem espinhas, golos de jogadas corridas, tudo bom. Depois de tanto trauma, vá-se lá perceber o meu Sporting neste ano de todos os horrores.

4 comentários:

Pli aka Roberto Mogrovejo disse...

fdx estive aqui a escrever um texto todo bonito ...e no final deu erro "bX-6rscy0"...
agora perdi a vontade de voltar a escrever...

Bossio Rojas disse...

Estranho essa merda. Ja ao Nalitzis aconteceu a mesma cena

Nalitzis Krpan disse...

Está-se mesmo a ver que é O Sistema.

Pli aka Roberto Mogrovejo disse...

Eu levava isto ao conselho de justica da liga!! pode ser que alguem apanha-se 3 ou 4 meses de suspensão do blog!

Site Meter