segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mais uma Cândido Oliveira

Pois é. Vimos os 3 o jogo (e ainda por cima na casa de férias do Bossio) e, da última vez que falei com ele (há cinco minutos atrás) ainda se sentia violado por um cavalo virgem.

Mamaram bem, não mamaram?

Enfim, não vou ser um chatinho e desatar a falar da superioridade do porto porque o que se passou no jogo foi clarinho: o porto ganhou e ganhou (muito) bem, foram perdoadas três expulsões ao benfica, e não houve nenhum penalty sobre o coentrão. Vou, é sim, falar de outros aspetos que me interessaram muito enquanto estive a ver o jogo.

O primeiro saltou-me logo à vista, depois do primeiro golo do porto: o fato de o Jesus ser um verdadeiro “one-trick pony”. Já o tinha pensado nos jogos em que o Benfica perdia, mas sejamos honestos, na última temporada foram poucos. Quando as coisas lhe estão a correr bem grita, gesticula, fica sem a voz, bate na mulher quando chega a casa.
Mas quando perde, a reação é sempre a mesma: fica parado, a olhar para o campo, sem saber o que fazer. E isso viu-se no jogo com o porto.
A razão para isto acontecer é porque me parece que Jesus pensa numa tática para um jogo ao pormenor, com as variantes na cabeça dele que achar necessárias. Mas, se aquilo não corre bem, fica sem saber o que fazer. Até nas substituições de sábado, por exemplo. A única que talvez tenha tido explicação foi a primeira, para evitar um possível segundo amarelo (se bem que, com aquele árbitro, seria pouco provável: ele queria claramente não irritar ninguém). Enfim, para referência futura: O Jesus congela. Mas congela mesmo. Fica sem saber o que fazer e a olhar para o campo como um boi para um palácio. Isto é preocupante.

Do lado do Benfica, preocupante também é a saída do Ramires. Que falta faz o boca de agrafes, hã? Onde é que estão aquelas transições defesa-ataque? Teve que passar tudo (ou quase tudo) pelas alas, com o César Peixoto a tentar o melhor que sabia e quando era pelo meio o David luís subia a bem subir (porque se acha muita bom e tem uma moral do caralho) e punha logo a bola – ou tentava pôr – no saviola ou no cardozo. Meio campo, nem vê-lo; quando o di Maria lá estava sempre colmatava a coisa recebendo perto da ala. O cardozo mal corre e não vai buscar jogo atrás; enfim, o Carlos Martins andou perdido e confuso. Tirando o saviola e o luisão, os principais símbolos do plantel encontraram-se perdidos. Nada de catastrófico, o Jesus só tem de pensar num novo modelo de jogo para a equipa. Mas até lá, é bem capaz que tropece um bocado.

Do porto: falo pouco por receio. O centro da defesa, aquela que os jornais destruíram durante uma semana enquanto diziam que o benfas ia papar a taça na boa, tem muitas condições. O maicon lembrou-me o pepe quando chegou ao porto: matulão, veloz, com todas as condições para evoluir – em suma, um diamante em bruto. O rolando anda igual a si mesmo e, embora nunca tenha gostado muito dele, anda a portar-se bem. O Moutinho foi impossível de qualificar. Primeiro, porque sempre que tocava na bola o Nalitzis gritava “olha a maçã, maçã pooooodre!”, e isto não é uma piada. Depois, porque andou a lutar muito sim senhor pelo meio campo, mas sejamos honestos, o forte do jogo portista não passou por ele. Bons pormenores? Sem dúvida, mas ainda há muito para fazer. Mas isto fez bem ao benfica: um belo broche logo antes de entrar no campeonato para se lembrar que não é o maior enquanto engole o sémen. Uma liçãozinha de humildade. Os favoritos, ainda, é certo, porque campeões: mas com a noção que este porto está aqui, como sempre, para discutir o título até ao fim.

3 comentários:

Bossio Rojas disse...

Parabéns! Foi uma vitória sem espinhas!

Cláudio Kralj disse...

e apenas a dois troféus oficiais de vos ultrapassarmos...

Pli aka Roberto Mogrovejo disse...

Épaaaa queria dizer tanto, mas não tenho tempo...resumindo...PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO PORTOOOOOOOOOO

Ganda Varela...Ganda "Maçã Podre" venham mais maçãs destas...

Só mais um comentário final... Continuam a aviar fruta e nem amarelos nem encarnados! será que vai ser assim o resto da epoca..eu queria ver se o BA (ainda bem que foi embora) tivesse feito o que o David "ninho de ratos" Luiz fez...o que se ia dizer e escrever. só porrada dos lampiões e futebol pensado e com estrutura do FCP. espero que seja assim o resto da época!

Abraços e boas férias!

Site Meter