sexta-feira, 14 de maio de 2010

O quim do benfas

Há que explicá-lo para quem não vê futebol para além da cor: o quim é o puro bluff azeiteiro criado pela comunicação social. o quim é um guarda-redes banal a todos os níveis. O facto de ser campeão não vai mudar isso. Uso um argumento simples: augusto inácio foi campeão como treinador do Sporting. É um grande treinador? Não. Foi campeão, mas é um treinador banalíssimo (e ponham banal nisso).

O quim é ágil entre os postes. Concedo-lhe isso. mas é mesmo mau. sem formação (coisa típica entre keepers nacionais), sem tomates para sair como deve ser a um cruzamento, sem capacidade para agarrar uma bola e, pior que tudo, mudo. E basta lembrarem jogos em que atropelou o luisão para socar bolas (ainda na última jornada com o rio ave o fez) para se perceber a absoluta verdade do que digo. Se um guarda-redes vai sair da baliza, só tem de dizer “é minha”, para não correr o risco de perder a bola ao atropelar um colega. É de formação. Se aos 8, 12, 16 anos ninguém lhe ensinou isso, não há-de ser aos 34 que o homem aprende.

o quim é a epítome do guarda-redes tuga, de nível de equipa de meio da tabela, baixo para a posição e sem capacidade de galvanizar-se, quanto mais o resto da equipa. O quim não fala. O quim não sabe. E não merece estar no mundial, seja na selecção nacional, seja na selecção da Coreia do norte. Ponto. E quem não vê isto é porque nunca viu um jogo do buffon. Se tivessem visto saberiam que o culhão esquerdo do buffon roubava o lugar do quim no benfas. E podem vasculhar o que vos apetecer no baú. Não vão encontrar argumentos que justifiquem reconhecer-se o quim como o melhor no que quer que seja.

Dito isto, façam o vosso trabalho como deve ser. Têm responsabilidades, pah, qu’isto aqui no apita não é A Bola.

Sem comentários:

Site Meter