quarta-feira, 12 de maio de 2010

Os jogadores do ano

Sporting – Miguel Veloso.

Foi claramente a melhor época dele em Alvalade. 12 golos marcados, número surpreendente não só para um médio mas para o Veloso em particular, que jogou a lateral-esquerdo, trinco, o que fosse. Foi o segundo melhor marcador do Sporting, vai ao mundial num bom momento de forma e infelizmente o seu melhor ano coincidiu com o degredo sportinguista. Teve momentos brilhantes, daqueles que me anestesiaram enquanto adepto, num ano em que o Sporting se apressou como nunca a perder o campeonato. O melhor Veloso que já vimos coabitou com o pior Sporting de que tenho memória. Deve sair este ano. E espero que seja bem vendido, por uma boa maquia, após o mundial (actualmente têm falado do interesse do inter, por troca com o quaresma. Falarei sobre isso mais tarde, se acontecer).

nortada – radomel

radomel Falcao (com til ou sem til, como quiserem) começou por ser notícia da forma habitual: porto desviou de outro clube, neste caso o benfas. Foi o melhor jogador do porto, sem sombra de dúvidas, mostrando mobilidade e um instinto goleador bem acima da média. Tecnicamente não é por aí além mas provou que tem pedalada para isto. Em termos estatísticos, teve uma estreia melhor que o lisando, e que o mccarthy. Não será um fenómeno estilo Jardel mas é dos avançados mais interessantes que por cá tem passado nos últimos anos. Quando o porto se queixava de não ter hulk, falcão apareceu cedo, e com regularidade, compensando as principais falhas do porto este ano (a venda do lucho e do lisandro). Deve ficar no dragão. Espero que não dê muito trabalho para o ano.

benfas – gadelhas

Depois de muitas experiências (defesa esquerdo…) David Luiz provou que é jogador e que é como central que rende. Quando o Jesus se pôs a inventar em Liverpool, o benfica começou logo a perder o jogo no momento em que o gadelhas voltou ao lado esquerdo da defesa. O luisão é que vai à selecção do Brasil mas, sejamos honestos, David Luiz faria lá melhor figura. Falta-lhe ainda a subtileza de um Ricardo Carvalho, não tem a postura de um Nesta ou o poder de impulsão do bruto Alves (e sim, ainda é um bocado para o caceteiro), mas ainda está a evoluir e será certamente dos jogadores do benfas mais cobiçados. Noutro campeonato (Espanha, Inglaterra ou Itália) poderá ter a oportunidade de provar que está a caminho de se tornar um dos melhores centrais do mundo. Por cá, bastou vê-lo a arranjar pedalada em momentos em que o resto da equipa titular do benfica já começava a ceder, para perceber que foi essencial. Se tivesse de escolher o melhor jogador do campeonato este ano, seria ele.

Das outras equipas:

O braga contou com vandinho até à suspensão. Depois apareceu luís Aguiar, mostrando ali o que não teve oportunidade de fazer no porto. Há muito mérito do Domingos no rendimento de ambos mas o mais importante a reter é que cada um, no seu tempo, foi o motor de que o braga dependeu. Já se sabe que o Sporting está interessado em gente do braga. O rodriguez é um bom central mas ainda estou reticente se renderá em Alvalade o mesmo que no Minho. Quanto a evaldo, é um bom defesa-esquerdo. Com a escassez de defesas-esquerdos no futebol actual, acho que seria uma boa opção.

André Santos. É do Sporting e não lhe liguei nenhuma. Até aqui tudo bem. O problema é não ter havido em Alvalade alguém que se apercebesse de que o homem já estava pronto para isto. Em Leiria tornou-se totalista (histórico) e deu-me outra (mais uma…) experiência traumática esta época. O Leiria venceu em Alvalade e o melhor em campo foi um jogador do Sporting: André Santos. É triste, até porque andámos muito tempo sem gente no meio campo, mas pelo menos para o ano vai ter a oportunidade que merece.

Fico por aqui. Claro que houve outros jogadores interessantes mas se forem mesmo bons teremos oportunidade para voltar a falar deles no futuro.

Sem comentários:

Site Meter