segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A jornada em análise. Pelo menos a que importa.

Evocando o meu estatuto de Sportinguista, posso dizer desde já que, se nunca fui adepto do sectarismo abrutalhado, agora, mais do que nunca, posso comentar o nosso campeonato sem grandes pressões.

Vamos ao essencial:

Sporting – leiria. Perdemos. Desta vez decidimos jogar, vá lá, cerca de 10 minutos. Três oportunidades claríssimas com o jogo a acabar não foram suficientes para um mísero empate. Perdemos e parece que já não há grandes problemas em Alvalade com isso. Desta vez o Rui Patrício ajudou à festa (não parece haver guarda-redes em Portugal, o Pepe está lesionado, quando chegar o mundial vou torcer pelo Gana).

Mas dizia eu: Outra derrota, prontes, deve pensar a nossa direcção. Angulo e Caicedo vão embora daqui a nada. Não sei se quem os quis foram precisamente PB e PB (o barbosa e o bento, respectivamente). De qualquer das maneiras gostava de saber: afinal, se estes dois jogadores provaram ser dos maiores fiascos dos últimos anos em Alvalade, então se calhar não deviam ir sozinhos embora. Se são assim tão maus, e se há ainda gente a trabalhar em Alvalade responsável por tanta opção de mercado falhada, então o caminho é óbvio - a rua. Mas em Alvalade habituámo-nos a uma ridícula passividade. A culpa é também nossa, dos adeptos, mas é todo o espírito do clube que está em causa. Não sou a favor de euforias desmedidas e esquizofrénicas sem razão aparente (benfica, nas últimas duas décadas). Mas porra, sou daqueles que acha que, se o Zé da Esquina e o Manel das Couves vestem a camisola do Sporting, então devem dedicar-se. E se não jogam nada nem ganham nada, ao menos lutam e mostram-se felizes porque afinal de contas o Sporting é o Sporting. Mas pronto, temos demasiados meninos mimados no plantel e muito engravatado sem rumo a mandar. De futebol parece que já não queremos saber. Somos Sporting no Andebol, no Futsal, no Atletismo e até naquela coisa do pingue-pongue, entre muitas outras coisas. Futebol? Epah este ano não estamos para aí virados.

De qualquer das maneiras, havia um penalti bem no início do jogo, com tudo zero a zero, a nosso favor. Não merecíamos ganhar e não era por marcarem o penalti que passávamos a ser bons. Mas há que chamar a atenção para estas coisas. Esta falta de auto-estima em Alvalade traz outras consequências. Não nos impomos, nem em campo nem fora dele. As queixas (muitas vezes justas) do bento sobre arbitragens tem agora efeitos mais nocivos. Naquele antro corporativista que é a apaf, já não há vergonha. Somos roubados em casa e a coisa parece normal. É importante estarmos atentos a isto, estes abutres andam a trabalhar livremente.

porto – setúbal. Leiam com calma. Se me perguntarem: dos últimos 20 campeonatos conquistados pelo porto, quantos é que achas que foi sem ajuda dos árbitros? Epah 4, talvez 5, não mais. Dito isto, recordo que o meu prognóstico para este jogo era 4 a zero para os do norte. Foi o que se passou, de certa maneira. O porto foi prejudicado em 2 penaltis no dragão. Em décadas recentes não há memória de algo assim. Mérito ao pedro henriques, outro que parecia melhor do que afinal é. O porto foi roubado em casa. Tudo bem que era contra a equipa mais medíocre do nosso campeonato (o Setúbal mete dó e depois são treinados pelo manél, portanto é um duplo dó). E sim, claro que tem piada ver o porto roubado – as coisas excepcionais chamam mesmo a atenção. Mas isso só levanta mais dúvidas: quem será que manda no sistema (o do dias da cunha ou outro qualquer) agora? Será que a autoridade é bipartidária? É que de certo todos concordamos que o nosso campeonato não prima pela transparência. De qualquer das maneiras, e já a antever o porto B, de que falarei a seguir, importa referir que o porto não deixca de jogar com os seus trunfos. são feios mas como em Portugal as coisas costuamm funcionar assim, é tudo legal. Se acho que alguém deveria poder emprestar 5 jogadores a um clube que actua no mesmo campeonato? Nunca na vida. Mas estamos em Portugal. Regras que promovam justiça? Para quê? Não se pagam ordenados, não se pagam impostos, só se contratam estrangeiros. Depois vêm queixar-se dos brasileiros que estão na selecção. Olhem para o umbigo antes de dizer merda. Portugal é mesmo assim, na política, na justiça e em tanto mais. O Futebol é só um espelho da aceitação que temos pela mediocridade.

olhanense – benfica. O árbitro foi uma merda do pior que já se viu. Golo do olhanense é de uma falta que não existiu; golo do Nuno gomes, embora se aceite perfeitamente a decisão, é fora-de-jogo; na porrada em que o tipo do Olhão foi para a rua, o árbitro devia ter mandado mais dois ou três de cada lado.

Depois, claro que o di Maria é uma merda e fez merda. Claro que o benfas mamou dois golos por falhas defensivas, claro que o David luiz nem amarelo levou, claro que os adeptos arrancaram cadeiras provocaram distúrbios quando viram que não era dia de goelada.. Mas vamos ao mais giro. Em Olhão, e digo isto de cabeça, jogam dois antigos jogadores do Sporting, joga o baião (e acho que não é o único que lá está que foi dispensado da luz) e 5 portistas, tudo treinado pelo Jorge the tank Costa. Se há equipa pequena em Portugal que queira dificultar a vida ao benfas, essa equipa mora em Olhão.

E se o benfica não fosse uma comunidade sarrafeira, cheia de euforia, incapaz de mostrar qualquer senso desportivo (perca ou ganhe) e minimamente inteligente, então podia ter-se apercebido cedo disso e safado. Mas, por muitos milhões que gastem, as capas do panfleto a bola, o bigode e autoritarismo do LFV e o cabelo e jagunçaria do Jesus têm os seus efeitos. Pancada em campo. Pancada na bancada, tudo se conjugou para um clima de guerrilha. O ambiente era propício e o benfas foi na conversa, saindo com dificuldades acrescidas para o que aí vem. O olhanense conquista um ponto. benfas perde dois a caminho de receber o porto. E por muito que eu tenha chateado o meu colega Cláudio, a verdade é que de há três semanas para cá que o porto anda a subir. E chega a luz na sua melhor fase da época.

Espera-se um clássico sarrafeiro. Eu, que vejo de fora, vou com certeza divertir-me. 1 a 1 é a minha aposta. Com porrada, simulações, cacetada, expulsões, tareias, insultos e eventualmente um ou outro remate. Seria tudo bom, não fosse o Sporting ter de jogar também contra a naval e o seu impressionante Peiser. Será que não se pode adiar os jogos do Sporting até que alguém naquela direcção se decida a fazer qualquer coisa? Não? Lá para Março ou assim dava tempo? Também não? É que gostava de ir ao estádio este ano ver qualquer coisa de decente. Assim, até já ando com medo de ligar a televisão.

Sem comentários:

Site Meter