quarta-feira, 4 de novembro de 2009

As contas do homem do bigode

Já saiu o Relatório e Contas (possível, acrescento eu) do benfas. O clube está em falência técnica, nada de mais tendo em conta que no nosso campeonato gosta-se muito de viver acima do que se pode - foi o problema do meu Sporting durante anos e agora, também falidos, lá vivemos com os bolsos meio rotos.

Entre as coisas que se disseram, havia uma brutalmente óbvia: se o benfica não ganhar este ano o campeonato (e fartar-se de ganhar dinheiro com a liga dos campeões para o ano), bem podem fechar portas (claro que não se fecha, uma vez clube do estado, sempre clube do estado - é assim com a rtp, sem dinheiro nem qualidade, mas protegida; foi sempre assim com o benfas). Ou então vendem tudo o que compraram este ano, o que também se aceita. De qualquer das maneiras continua a cheirar à Maddof (seria com um ou com dois f's?). Compra-se com dinheiro que não está nem nunca lá esteve.

Mas vamos áquilo que é mesmo, mesmo, meeeeeesmo giro.

Entre o dinheiro desbaratado (4 milhões para o balboa, blá blá blá) destacam-se duas coisinhas em particular: entre despedir o quique (2 milhões de indemnização) e contratar o jesus foi perto de 3 milhões: o orçamento de mais de metade do campeonato tuga e equivalente ao PIB das ilhas de saint kitts and ivens; e agora a melhor! o benfas pagou DOIS MILHÕES DE EUROS para pagar o que faltava do passe de Mantorras. Em 2009 pagaram, repito, DOIS MILHÕES DE EUROS por um pedacinho do Mantorras. Mas é compreensível. Relembre-se que se trata de um jogador que custava qualquer coisa como 18 milhões de contos (assim, à antiga), quase tanto quanto o que o Real pagou pelo Ronaldo. Temos aqui em baixo duas figuras que exemplificam o que o benfas tinha do Mantorras e o pedacinho que adquiriu agora:

O Mantorras:














O que faltava:





Agora é que ninguém pára o benfas

Outros assuntos:
Já agora, o CJ classificou a claque do benfas como "única culpada" dos desacatos no jogo que decidiu o título do campeonato de júniores. Apesar da esquizofrenia que grassou no site do benfas, e do provável recurso, já se fez alguma justiça. Culpam-se os brutamontes, como era devido. E atribui-se o campeonato a quem de direito - se eu podia viver sem um título atrasado de juniores? Podia, mas não era a mesma coisa. Claro que não me satisfaz nada para o que tem sido este campeonato, mas que se foda, se é meu, é meu.

6 comentários:

Morales disse...

Quanto à falência técnica, obenfica está de facto, a dar o tudo por tudo este ano. Se isto corre mal não digo que acabe, pq nunca acabará (o estado não deixará, tal como não deixará o sporting acabar, que, diga-se, encontra-se igualmente em falência técnica). O negócio Mantorras é mais um sinal do esterco que infelizmente tenho como presidente. Não há muito a dizer.

Mas quanto ao campeonato de juniores ainda digo qqr coisinha. Não me interessa nada quem é o campeão de juniores, nem quem se sente campeão de juniores e muito menos me interessa o que essas pseudo-instituições decidem através desses pseudo-acórdãos. Mas levanto aqui uma série de questões q me parecem relevantes:
Quem jogava em casa?
Quem estava responsável pela segurança do jogo?
Quem vendeu os bilhetes, no nº que os vendeu, aos adeptos do benfica?
Quem destinou um sector (na ponta de uma bancada construída para o efeito) para os adeptos benfiquistas, numa bancada, à excepção desse sector, cheia de lagartagem? Lagartagem com filhos, familias, etc...
Não terá ocorrido a ngm que, ao venderem bilhetes para malta do benfica, e num "estádio" sem condições absolutamente nenhumas, talvz houvesse molho??? Ou estavam à espera que a meia dúzia de geninhos de Alcochete que lá andavam, controlassem os ânimos mais exaltados?

Atenção, eu não defendo a atribuição de título nenhum ao benfica. Os adeptos comportaram-se como os selvagens que são, e o clube acaba por ter que ser punido por isso, mas dar o título ao sporting parece tão ou mais estupido como atribui-lo ao benfica.

Falo com o conhecimento de causa de quem esteve presente no jogo em causa (não presente na horda de selvagens que entretanto invadiu aquilo, mas presente na companhia de amigos lagartos) e com a irritação de quem teve o pagode interrompido pela selvajaria de uns e incompetência de outros.

Peço desculpa pelo testamento. lol

Nalitzis Krpan disse...

Pontos interessantes, Morales. Bora lá:

O local de jogo foi proposto pelo sporting e aprovado pela federação. E já lá houve muito jogo sem ter havido um problema que fosse. Se bem me lembro, na altura li que havia 15 polícias. Visto à distância, o número parece ridiculo. Ainda assim é número record para um jogo num campeonato de juniores. O problema foi terem chegado 50 tarados que desataram logo a bombardear (e por muito que fosse um jogo duro e tenso, nada tinha acontecido que justificasse aquela entrada "triunfal").

Se o Sporting se devia ter precavido mais, é possível. Essa era uma obrigação do clube mas também da própria organização do campeonato (em última instância até a própria polícia tinha obrigações de se precaver).

Entre famílias de jogadores, amigos e simples adeptos, as bancadas estavam compostas sem problemas. Digo mais, o benfica - sporting é sempre um derby mais amigável do que qualquer clássico com o porto.

A culpa dos distúrbios continua a ser nos energúmenos. No limite, aceito que ninguém ganhe o campeonato. Mas o benfica ter ontem no site (como li na imprensa) que o CJ lhes tinha atribuido o campeonato, aquilo ou era analfabetismo ou loucura. Fosse o que fosse, não é bom para ninguém.

Quanto ao vieira, o grosso dos benfiquistas sãos que conheço (Bossio incluido) não são fãs do vieira. E aqui entre nós, que ninguém nos ouve, os sócios tiveram com o damásio, o vale e azevedo e o vilavinho a mesma fé cega que têm com o vieira. e deu sempre para o torto.

E é bom que entendam que é ele que tem tudo a ganhar. Quanto ao vieira, ficamos com muitas dúvidas e uma única certeza: enquanto for presidente ninguém lhe toca. Quando sair de lá vai ter de se fazer à vida. E aí é que vai dar para saber o que é que ele andou a fazer sob a sombra do benfica.

No Apita, nunca peças desculpa por excesso de palavras. É também para isto que há blog.

Morales disse...

Já lá houve muito jogo, mas este foi o primeiro que "exigiu" a construção de mais uma bancada. Sintomático, diria eu. Quem vendeu os bilhetes aos tarados foi o sporting.

É o sporting que comunica à polícia os meios que considera necessários. Claro que não tem a ultima palavra, mas tem q fazer recomendações. É preciso ver que este jogo dava um título de juniores que há anos o benfica não ganhava. Bastava empatar, aliás. É preciso ver tb que nos dois jogos que o benfica fezz antes deste (contra scp e fcp) estiveram na luz quase 5 mil pessoas, em cada.

A culpa dos disturbio tem, obviamente, de ser assacada aos energumeno tb. Mas não me fodam! Não pode morrer aí!

Quanto ao Vieira, não gosto, não tolero, mas são contingências de amar um clube de garrafões e couratos. Tal como o são as reacções ao (pseudo-)acórdão.

Nalitzis Krpan disse...

"Quanto ao Vieira, não gosto, não tolero, mas são contingências de amar um clube de garrafões e couratos."

Eh eh, grande Morales. Haja lucidez entre adeptos. Em Portugal gosta-se muito de clubes e pouco de futebol. Estás do lado certo. Gostas de futebol e do clube (pronto, nesta parte continuo a achar a coisa mal, tendo em conta que é o benfica, mas não há nada que se possa fazer). Que todos os adeptos tivessem essa lógica.

Bossio Rojas disse...

Mas algum dúvida que os 2 milhões do do Mantorras foram parar aos seus bolsos do Vieira? Não sejamos ingénuos...

Ah! e um bem haja ao Morales,um benfiquista lúcido e com tomates. É de tipos como este que precisamos para voltar a por o Benfica no trilho certo.

Morales disse...

lol Agradecido.

Relativamente ao Mantorras, já ouvi dizer que estes dois milhões são o resultado de um litigio com o alverca que reclamava o pagamento de uma suposta ultima tranche na transf do Pedro. Parece que puseram o caso em tribunal e o tribunal condenou o benfica a pagar os tais 2 M. Segundo a mesma fonte, 0,7 são relativos à tranche e 1,3 são para um indemnização pelo atraso. O q não invalida, claro, que o dinheiro vá para os bolsos de Vieira. Até digo mais. É menino para, enquanto presidente do SLB, ter atrasado deliberadamente o pagamento, para, assim, e enqto dirigente do Alverca, meter o SLB em tribunal e ganhar mais uns trocos...lol

Site Meter