domingo, 1 de novembro de 2009

Sporting: últimos suspiros duma equipa moribunda?

Sim, fomos prejudicados num penalti. Sim, tivemos oportunidades. Sim, lutámos. E blá, blá, blá, o resultado voltou a ser o mesmo. A última oportunidade do Caicedo é reflexo do que se passa na nossa nação. Falta algo nos momentos decisivos. E assim completámos a quarta jornada consecutiva sem ganhar. Esta era a oportunidade ideal, a derradeira, para dar a volta ao que se tem passado. O porto ajudou, benfica idem. Faltava fazermos a nossa parte. Mas o que se passou foi apenas e só um fiasco.

Moutinho, à chuva, de cócoras e de ar desesperado no centro do relvado, é o espelho do ponto a que chegámos: frustrados. E por mais que tentemos, não estamos a conseguir. Esta época está a morrer para nós a um ritmo verdadeiramente impressionante. Ainda nem chegámos à 10ª jornada e o campeonato já nos é pouco mais do que estranho. Não sou, nunca fui, apologista de medidas radicais na estrutura do Sporting. Mas neste momento precisamos de mais. Paulo Bento fez um bom trabalho ao longo dos últimos anos, com o pouco que teve. Mas atingiu um ponto insustentável. Os treinadores em Portugal têm um tempo de vida curto. O ciclo chegou ao fim, é preciso mudar. Não tem sequer de haver revolta nisto. That's just the way it is. O próprio Pedro Barbosa, por muito que o respeite e admire, não é o homem que precisamos neste momento.

E, com tudo isto, Bettencourt, acabadinho de chegar ao topo da hiearaquia leonina, está já a perder o capital todo de confiança. É preciso evitar loucuras, para não pulverizar o futuro do clube a médio/longo prazo. Entendo isso. E acima de tudo respeito-o. Mas assim, não. Assim não somos Sporting. É preciso parar e respirar um pouco, tomar as decisões necessárias. Mas isto tem de acabar. Temos de ser ambiciosos. E a nossa estrutura, como está, por muio sustentável e certinha que seja, e é, não pode viver sem a força e a alegria dos adeptos, não pode viver sem sede de vitórias, não pode viver sem querermos mais. Caso contrário, não somos Sporting. E se não nos queremos tornar uma simples equipa porreirinha que de vez em quando faz um brilharete... Então é preciso arriscar. Não sou a favor de loucuras, não senhor. Mas o meu clube tem de ser mais do que a porcaria de um défice.

2 comentários:

Kitnoce disse...

Não acho que o problema do SCP... com ele, o SCP jà fez grandes campeonatos. Problema està no plantel, falta de qualidade...excepto 4-5 jogadores, o resto da equipa nem iria para o banco do SLB ou do FCP...e contra isso, o JEB pouco pode fazer, sem guito.

Nalitzis Krpan disse...

Percebo o que queres dizer. E não creio que despedir o Paulo Bento nos resolva automaticamente o problema. Mas é preciso ver se o PB ainda é parte da solução.

O último jogo do SCP já cai naquela categoria de por-mais-que-tente-não-dá-nada. Mas é verdade, temos poucos soluções no banco, o nível de jogo tem sido fraco. A questão de não se ter dinheiro é de estrutura. o benfas também não o tem mas arriscou tudo por tudo este ano. se por acaso o campeonato corre mal, financeiramente haverá muitos problemas. o SCP, mantendo-se sustentável, tem o problema inverso: perdeu competitividade. Se não estou em erro até o Braga este ano tem um orçamento superior...

Site Meter