quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um Benfica bipolar

É verdade, o jogo de ontem teve uma característica muito especial: conseguiu mostrar-nos o melhor e o pior benfica deste ano. Vamos armar-nos em comentadores à séria e fazer uma análise à coisa.

O melhor
Os primeiros 75 minutos sem dúvida. Finalmente, quase 4 meses depois de começar os jogos a sério, reconhecemos o "campeão" neste Benfica. Mesmo com o Aimar de fora, conseguimos construir jogadas fabulosas pelas alas e pelo meio em virtude de ataques rápidos e esclarecidos. Qual foi a diferença deste jogo para os outros? Duas razões: a quantidade de passes falhados diminuiu significativamente e tivemos um tridente ofensivo que jogou no sítio certo: Fábio Coentrão à esquerda (já lá vamos), Carlos Martins ao meio e um surpreendente Sálvio à direita. Paralelamente, o próprio Carlos Martins andou várias vezes em tarefas defensivas, equilibrando as forças do meio-campo com o incansável Javi. Coube então ao Saviola descer um bocadinho (como tem sido habito) para dar apoio às transições ofensivas (algo que ele costuma fazer bem). Por último, a nossa defesa também esteve a um bom nível (nos primeiros 75 min). O Luisão, sem um pingo de elegância, continua a cortar inúmeras bolas e jogadas de ataque, e o David Luiz equilibra grandes momentos com outros absolutamente palermas. Em termos de destaques individuais só resta dizer que o Fábio Coentrão é um jogador do caralho! Ah! E há que dar o mérito a quem merece: se não fosse o Jesus, o Fábio ainda estaria a jogar como extremo numa Naval ou Rio Ave.

O pior
Os últimos 15 minutos. Como é que é possível sofrermos 3 golos num quarto de hora? Quando já estávamos a ganhar 4-0 e poderíamos impressionar, pela exibição e pelos números? Jara e Felipe Menezes foram substituições normais (Carlos Martins estava exausto e no ndomingo temos o Porto) mas estes burgessos pura e simplesmente não "entraram" em campo. Conclusão perdemos o meio-campo, e foi uma enxurrada de bolas para a nossa área. Se a isto somarmos o sonambulismo dos nossos defesas e um guarda-redes que pura e simplesmente não sabe sair da baliza está explicado. Foi mau demais. E estou convencido que se o jogo tivesse mais 10 minutos eles chegariam ao empate.

Situação Actual
Com esta vitória ficamos ainda em 3º no grupo mas agora só dependemos de nós. Se ganharmos ao Shalke temos a passagem aos 8 avos bem encaminhada. Bastará somar pontos em Israel pois o clube do Raul ainda tem que ir à casa do Lisandro.

E pronto é isto. O jogo de Domingo? Isso fica para amanhã!

Sem comentários:

Site Meter