quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Zangaram-se as comadres...

Zé Diogo Quintela (zdq) e Ricardo Araújo Pereira (rap) vão deixar de escrever para a bola (aquela merda) após polémica que também envolve o Miguel Sousa Tavares (mst).

Basicamente houve uma crónica censurada do zdq sobre o mst. zdq não gostou do que aquela merda fez sem o avisar e saiu. rap segiu-lhe as pisadas, alegando solidariedade. isto podem ler aqui, no Record, que cheirou logo a história.

A crónica completa do zdq está no Sporting Apoio.

Pessoalmente, nesta "coisa democrática" que ainda baliza os nossos direitos, sou o primeiro a defender o direito que o mst tem de ser burgesso. caga milhares de caracteres e a cada 100 mil lá se encontra qualquer coisa de suportável. De resto, acho-o medíocre (com um décimo do talento da mãe para a escrita e para aí metade do talento do pai para o jornalismo). Diz bacoradas (ainda me lembro de um "não trocava dois nuno gomes por um helder postiga" - comparação absurda, mais hilariante agora que o postiga está em alvalade e até se lembra de marcar golos), atira bocas, cita fontes meio moídas e tem os argumentos mais hilariantes para falar das histórias mal contadas de corrupção do porto - alguns argumentos que nem o próprio papa usou, tal a vergonha. atira bocas a tudo e todos, acha-se um supra-sumo, mas estilisticamente é banal, banalíssimo. Teve até recentemente oportunidade de voltar à televisão mas quando lhe apareceu um entrevistado como o sócrates pela frente borrou-se todo.

Resumindo: é uma merda, o que não quer dizer que de tempos a tempos não arranje tempo para ler a crónica dele n'a abola - e até achar piada a uma ou outra boca que manda. Mas, ele tem o direito de escrever e existir. tal como o zdq, sportinguista anafado de ligeira piada que viu aqui o seu texto amputado. Essa merda é censura mas como se trata daquela merda de jornal estou até disposto a aceitar que não se trata de bruta censura ou facciosismo mas simples burrice e incompetência inata (vêem como eu sou meiguinho e objectivo com a bola?). O que a bola fez não se faz e é por isso que linko aqui o texto do zdq.

Ele tem razão. Ponto. Se não o respeitam como cronista (e respeitar palavras de um cronista é o ponto principal desse respeito pelo trabalho de uma pessoa), ele deve sair. E efectivamente sai por cima. O rap alegar solidariedade é coisa que tenho de aceitar. Sinceramente assusta-me que um tipo cheio de piada e tão inteligente se transforme em monstro verborreico quando se trata de futebol. Mas um gajo que dorme com a camisola do clube quando este perde, bem, é coisa que respeito mas que não compreendo - o amor por uma coisa não tem de ser lúcido ou ter sentido, mas convém não ser assim tão estúpido. Claro que também tenho pena de não saber que piadas é que ele tem para o enrabanço super-verde de que o santo-jasus foi vitima lá no norte.

Quanto ao mst, confesso que tenho curiosidade em saber o que ele diz sobre isto (mas isso é mais gosto meu pelas tricas). No fundo foi mesmo aquela merda de jornal que voltou a fazer das suas. Se num local de trabalho onde é suposto haver jornalistas (quer dizer, é a bola, mas devia haver!) não há respeito por palavras, ainda para mais quando será sempre o próprio cronista a assumir as suas responsabilidades, então não há grande esperança. São medíocres e medíocres serão. Para meu gozo, amanhã volto a lê-lo, afinal de contas é o dia da crónica da pinhão. essa certamente terá piada. E seria bué giro caso um dia ele (sim, ele) tivesse tricas com o mst. leonor pinhão e mst a debater cenas: provavelmente a discussão mais sebosa do mundo.

Sem comentários:

Site Meter