quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Reflexões futebolísticas (com um dérbi a caminho)

Entre comunicados-desculpas-rancorosos e “a voz do povo” que são tertúlias punhetistas, espaços de comentários em jornais e afins, está tudo tratado: Se o benfica for prejudicado com o Sporting, é porque os querem roubar. Se o benfica for beneficiado… é para mostrar que não têm razão, logo é para os roubarem. A capacidade argumentativa é infalível.

Já fizeram o filme todo. O ridículo é que quem argumenta assim tem de saber que a teoria é tão falível que já se pondera a posterior defesa, porque sabem que é inevitável serem beneficiados mais cedo ou mais tarde. Vai dar sempre ao mesmo: são sempre roubados.

E agora aquela coisa de jogar futebol? ui, esquece lá isso. Aqui falta descaramento. O ano passado Vitória Pereira era humano e "não falamos de arbitragens" era lema, papagueado orgulhosamente. Agora não fazem mais nada.

Penso no Sporting, que no ano passado foi roubado em momentos. Houve queixas de arbitragens? Sim. Mas quem tinha ambições e acaba quase a 30 pontos é porque fez muita coisa mal. Logo não tinha sentido as justificações ficarem-se pelas arbitragens. Mas com eles (leia-se tantos deles, que o fascista Consenso ainda não os comeu a todos), não. Está fora de questão. É uma turba violenta, esta gente. Têm de impor o seu amor. E quem não vai na conversa não pode ser por querer outra coisa. Tem de ser anti-benfica. Há mais 15 clubes no campeonato? Há mais clubes centenários, com passado europeu e nacional, de que os seus adeptos se possam orgulhar? nãããã... esquece lá isso. Se não estão connosco é porque nos odeiam. e como somos a maioria há que nos impor.

O problema em dizer-lhes NÃO tem pressupostos de Lang. Disse-o, o realizador premonitório, umas décadas antes de Olegário ter apitado em Guimarães. Reli-a algures há uns meses atrás e funciona assim: when you fight scum, you become scum.

É isso que se teme, por aqui. Por isso evito agora o conflito pelo conflito (sem desprimor, que ele Às vezes é importante) e ponho as coisas em retórica: será assim tão mau esperar que um dérbi possa ser apenas um grande jogo, sem fantochadas de árbitros, sem paneleirices duvidosas, apenas e simplesmente bom futebol? Se não acreditarmos um pouco que seja nisto, então é melhor esquecer a liga portuguesa. Há com certeza torneios de wrestling mais interessantes para ver. Vamos ver. Por mim, ignoro agora o Lille (aponto empate mas a fé já foi maior) e deixo o repto ao meu clube: ganhem na luz, sem tretas. É um favor que fazem aos 90% de benfiquistas que gostam da areia para os olhos que o bigodes lhes dá.

Sem comentários:

Site Meter