segunda-feira, 8 de novembro de 2010

U mad?




O que se viu ontem foi a maior vitória do porto de sempre ao Benfica em casa e, paradoxalmente, a confirmação de uma data de problemas estruturais e conjunturais no Benfica que se ouvem entredentes por este ou aquele comentador desportivo, este ou aquele adepto lampião mais consciencioso, e por todos os outros não-benfiquistas, por medo da repetição do ano passado ou mero objectivismo. Viu-se também uma outra confirmação: a do Villas-Boas como Treinador.

Comecemos pelo início – e que os jornais como a Bola estão a fazer questão de salientar – esta foi uma vitória do Porto e uma derrota gigantesca do Benfica, exacerbada pelos erros táticos do Jesus e pela falta de chama dos benfiquistas. Acima de tudo, acho que foi uma vitória do porto a vários níveis: animicamente, conseguimos aguentar muito, muito bem o embate e a pressão das últimas semanas, as jogadas de poder, a maledicência. Jogámos também muito, muito bem: começando na defesa o maicon e o rolando estiveram soberbos (também não foi difícil… o Benfica fez dois ataques com perigo à baliza do porto, descontando as bolas paradas, no jogo todo), bem como o sapunaru, embora um pouco apagado como é seu apanágio. O guarin, a meu ver, ao contrário do que tenho lido, aguentou-se muito, muito bem. Depois para a frente, enfim, foi uma loucura. O Moutinho fechou aquele meio campo todo, dando espaço e distribuindo jogo para o belluschi ou o Varela, para o hulk directamente a ir buscar jogo atrás ou mesmo até para o falcão a desmarcar-se dos centrais (ainda viu dois foras-de-jogo logo ao início, um deles bem, bem duvidoso…).

O jogo foi um sonho para nós e um pesadelo para a melhor equipa da champions a par do Barcelona. Vi logo o que o Jesus tinha pensado: partantos, o hulk vai ali pela nossa esquerda e partantos eu tenho que blindar bem aquilo parque dapois da outro lade a nossa malta faz as suas cenas. Quem é o melhor defesa? É o simba. Simba, pa defesa esquerdo. Não tens rotinas? Tens sim sanhora que jogas no Benfica.

Custou ver. O David luís a defesa esquerdo, ou caía para o meio(e foi assim fácil ao hul e ao belluschi comerem-no pelas alas), ou simplesmente não conseguia acompanhar. E o rod steward foi AINDA mais estúpido porque se esqueceu que o Varela e o hulk se os chatearem trocam de flanco, coisa que aliás o villas-boas fez. Mas a dada altura voltaram para o mesmo sítio, uma vez que estava a ser fácil demais, de qualquer modo.

Enfim, foi tudo muita lindo, não foi? O um-zero e o dois-zero e o trezazero vieram com tanta naturalidade que quase magoava olhar para o benfiquista que me tinha cedido a sua sportv. O casmartins só de bola parada (e depois nem isso) é que ia lá; o aimar era tão bem anulado que só o focavam em desespero. Javi quem? Etc etc etc.

O resto, foi o que se sabe. Mais domínio, uma expulsão merecida, um penalty por marcar a favor do porto (aquela mãozinha, hem, aquela mãozinha que o Proença não viu?), um frango para o roberto, um penalte (e este sim) bem marcado e o hulk a mandar um petardo a 110 à hora, para matar o jogo. Podiam ter sido seis. Podiam ter sido 7. mas ficamo-nos pelo “high-five” que já não é mau, e pela esquizofrenia autística em mandarem o roberto pa flash interview, no final do jogo – sabem, aquele que é considerado frangueiro que mamou cinco golos. Perfeitamente natural.

O resto, são ilações que se podem tirar. Para o porto, que somos melhor equipa que o Benfica no geral (mas mesmo porra) e a melhor equipa do campeonato em particular. Com o benfas, vai ser o mesmo de sempre. Muita parra, pouca uva: uns vão dizer que é do presidente, outros das invenções do Jesus, “a culpa é do rui costa e dos reforços que aceitou ir buscar”, o porto rouba, isto também é tudo uma máfia, a culpa foi do César Peixoto.

Em tudo isto estou certo que reflectirão quando voltarem para casa no seu autocarro alvo de supina escolta policial. Com um vidro partido.

6 comentários:

Anónimo disse...

No futebol, tudo certo, tirando as bolas de golfe lá para dentro. Se são uns grandes homens, façam isso num jogo da UEFA contra o Barcelona ou assim. Yeah right.

Não percebi a piada do vidro partido. Quando vais na auto-estrada a reflectir nestas tuas doutas prosas, uma bola de golf no vidro da frente ajudar-te-ia? Pois também não me parece. Ou nalgum carro onde siga família tua?

O Vieira é um imbecil, tal como o teu adorado Pinto da Costa. O que se calhar não reparaste é que o teu querido PC já ultrapassou os limites do futebol há muito. Já não te lembras, mas ele fez piadinhas com o incêndio no chiado, ironizou com a sua ausencia do velório do Feher, e outras coisas assim. Se é o exemplo que queres dar aos teus filhos...

Pli disse...

PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

tenho dito!! :)

Cláudio Kralj disse...

ó anónimo. o vidro partido não era piada nenhuma, era um facto: com tanta cagança de bófia, irem ao ministro da admin. interna e tudo, e levarem à mesma com um vidro partido é suscitar duas conclusões óbvias: a primeira, é que um fanático do benfica é igual a um fanático do porto: são ambos uns burgessos. a segunda é que não é com escoltas policiais que essas merdas deixam de acontecer. é com mudança de mentalidades sem burgessos no futebol.

concordo quando dizes que o vieira é um imbecil. de facto, aquele bigode é um bocado estúpido. ia dizer que o pinto da costa é mais esperto porque anda a comer putas boas e fresquinhas, mas também já se viu o que uma puta ajudada pela leonor pinhão, essa "jornalista" benfiquista, conseguiu fazer. mentindo em tribunal quase que fodia o pinto da costa num processo-crime fictício; por sorte, foi acusada de perjúrio, e condenada como criminosa a um ano de cadeia, substituída por um ano a varrer ruas.

a minha filha ainda não tem idade para compreender estas coisas (talvez tu também não), mas quando ela faz uma asneira ás vezes digo-lhe "cuidado que ainda levas um cartão amarelo".

e é tudo.

António Silva disse...

Ontem estive lá e presenciei ao vivo este jogo histórico para o nosso clube!
Ficou demasiado claro quem é a equipa que joga melhor futebol por cá. Mas vamos com calma que ainda falta muito campeonato e o excesso de confiança e falta de concorrência podem ser perigosos...

De resto, quando cheguei a casa fui ao facebook mandar a minha boca ao cretino e só via posts de benfiquistas a falar em bolas de golfe, galinhas e na agressão do Maicon ao Kardec aos 88 minutos. Esta gente é uma comédia!

TZB disse...

Isto um dia é da caça e outro do caçador! Futebóis é assim!
Parabéns ao FCP. Jogaram muito melhor e ganharam bem... aliás, parece opinião geral no universo benfiquista... fico feliz que não se arranjem desculpas esfarrapadas para derrotas!
Agora é pensar em ir o mais longe possível na Champions e ir ganhando os jogos na Liga pra segurar o segundo lugar...pode ser que meia equipa do FCP apanhe sifilis de ir às putas comemorar o título antecipado e o SLB ainda passe os gajos (pode acontecer)!
Bem haja aos (des)portistas decentes e os outros que se lixem!

Cláudio Kralj disse...

bem dito, barnaby. principalmente num jogo sem casos de maior, menos a merda das bolas de golfe.

embora um frango seja sempre cómico. nisso não cedo.

Site Meter