terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Olegário Benquerença, és ridiculo e devias ter vergonha.

(infelizmente não és o único, mas já lá vamos)

A honestidade intelectual obriga-me a constatar o óbvio: o benfica tinha perfeitamente equipa para ir ganhar a alvalade. Pelo plantel que tem, pela época e pela euforia que conseguiu criar e, também é óbvio, pelo momento desesperado que o Sporting atravessa (faltam só as tais estatísticas de há quanto tempo não perdíamos 4 vezes seguidas). Mas a honestidade intelectual (e esta também deveria vir de benfiquistas) obriga a falar deste jogo, e do seu próprio "contexto". Um blog de abortos escribas, perfeitos analfabrutos, como a tertúlia benfiquista representa o podre que há. Olegário Benquerença sempre foi gozado por ser um árbitro de merda. Esta a tal altura em que se ingora esse facto.

Benquerença não é benfiquista. É um árbitro até bastante unânime: todos os grandes e todos os pequenos o consideram uma merda. Claro que estamos em Portugal e ser medíocre não quer dizer nada. Protegido pelas mesmas instituições que apodrecem o nosso futebol, Olegário vai representar a arbitragem portuguesa no Mundial. E representa bem. A mediocridade tem ali o um condigno símbolo. Hoje foi uma expulsão típica de quem não gosta de futebol. Se gostasse, cumpria às regras (porque não, não houve agressão nenhuma e por muito espalhafatoso que tenha sido, não foi uma entrada dura - para ser doer tinha de lhe tocar mesmo, é assim que funciona). Ele não cumpre, nem a mais elementar lei da vantagem sabe cumprir. Se gostasse de futebol não assassinava um jogo aos seis minutos. Mas fê-lo. E prosseguiu, mostrando dualidade de critérios na segunda parte (se o puto pereira vai para a rua por aquilo, o ramires devia levar mais do que amarelo, não? É que ele acertou mesmo no jogador do Sporting). Se percebesse de futebol pdoeria ter visto a obstrução do luisão ao liedson na área encarnada. Poderia ter deixado o Pongolle prosseguir isolado para a baliza quando não estava fora de jogo. Mas não, a mediocridade a isso obriga - Benquerença não é benfiquista, não senhor, apenas tem um nome ridículo e muita merda na cabeça. Se gostasse de futebol não teria dado um amarelo ao pedro mendes, como deu, com um grande sorriso nos lábios. Nem teria sido a dama ofendida que é quando expulsou o tiago. Mas Benquerença não tem vergonha. Vergonha deveriam ter as tais instituições que o protegem. Se quisessem fazer alguma coisa pela imagem do futebol português, não deixariam este árbitro embarcar para a África do Sul. Mas ele vai, e vai ganhar bom dinheiro e infelizmente o dinheiro não compra vergonha na cara.

O benfica tinha equipa para ganhar em alvalade. Mas agora não saberemos. O golo do liedson, a entrega de alguns jogadores do Sporting (dispensem o Yannick, plamordedeus, se não quer jogar, que se vá embora), o monumento que foi o golo do Cardozo, tudo isso passa para segundo plano. Fica o resultado, é certo, e a história de uma taça da cerveja que é decidida em campo pelos árbitros. Eu nõa bebo Carlsberg há algum tempo (uma questão de gosto, temos melhor em Portugal). Agora, porque o marketing também se pode virar contra o feiticeiro, decidi que não volto a beber. Ou melhor, faço-o no dia em que o Olegário provar que é bom árbitro, no dia em que Jesus mostrar que não é chungoso só porque sim, no dia em que a taça da liga ver futebol e não mediocridade. Defendi no inicio do ano que o Sporting deveria jogar esta taça com os juniores e com braçadeiras negras. Pode ser que agora alguém me dê ouvidos. Alguém que não o bettencourt, é claro, que poucas vezes vi alguém tão perdido no seu trabalho.

O Liedson voltou a esforçar-se, o Pongolle deu pela primeira vez boas indicações, o João Pereira, que reafirmo que não devia ter ido para a rua, pôs-se a jeito (ainda para mais com um árbitro que não vê nada, mas que infere muita coisa). E há demasiado jogador abaixo do seu nível em Alavalade, a jogar com mais uns poucos que de nível têm muito pouco. Hoje apesar de tudo não foi tanto assim, mas anda-se a corre muito pouco por ali. Já não é a Liga Europa que salva a época. Falta ver se ainda se salva o clube... O Carvalhal foi lançado aos bichos. Com pouco carisma estava desprotegido desde o início. Agora por muito estudo que faça não há forma de pegar naquilo. Precisamos de um corte radical. Precisamos de mudanças estruturais. E precisamos de pensar bem sobre isso mas fazê-las o quanto antes. Se não voltamos a entrar coxos no próximo ano.

O benfica vai à final. O Sporting junta mais uma desgraça a esta época de cataclismo. E mais uma vez um árbitro foi o protagonista de um jogo. Dizem que faz parte do futebol. Eu sempre pensei que eram outras coisas que faziam parte, não o erro. Mas com tanto erro que temos visto neste país, há que aceitá-lo:dos túneis às escutas, passando pelos árbitros e dirigentes mediocres, temos o futebol que merecemos. Por mim vou continuar a aproveitar a Sportv. Afinal gosto de futebol. E há campeonatos por aí que ainda vale a pena ver.

6 comentários:

João Bizarro disse...

Esforças-te bem, mas és muita fraquinho ò Nalitzis!!!! Continuem a achar que a culpa é do árbitro que vão bem.

Olha, é Carvalhal... ninguém leva a mal!!!

Anónimo disse...

oh nalitzis já vi muita merda neste blog mas fodase...este post é merda aos magotes, eu queria ver se fizessem uma entrada estilo joão pereira ao liedson ou á moutinha, o qeq tu achavas?

dou te de barato o fora de jogo do pongolle, mas fazerem disso o ponto fulcral do jogo é simplesmente ridiculo, lá continuam vocês a arranjar desculpas esfarrapadas...a verdade é que o joão pereira é um selvagem, já vinha a ser em muitos jogos anteriores e teve 2 ou 3 jogos em que não devia ter acabado em campo, ao menos neste teve o que mereceu.

esperava mais de ti nalitzis, pior que tu só mesmo o salema garção...

Nalitzis Krpan disse...

Olá, anónimo

O Salema Garção é ainda muito irrelevante, daí considerar essa comparação desnecessária. Para comparações pela negativa gosto de coisas em grande, logo um Hitler ou um Sílvio Cervan ou logo uma metáfora para a delicadeza do Sá Pinto.

O post é grande mas há três ideias a reter. O mau do jogo foi o Benquerença, que estragou uma partida com potencial. Este benfica podia perfeitamente ganhar contra 11, porque tem mostrado nível para isso. O Sporting está na merda. E isso é coisa que sempre assumo. Os árbitros podem ser maus, o campeonato ser díspar, a justiça desportiva lenta e bizarra e podemos ter muito para discutir sobre o que é o nosso campeonato fora dos relvados. Mas o Sporting chegou a este nível por "mérito" próprio.

FoRNeiRo disse...

Li até aqui: "Se percebesse de futebol pdoeria ter visto a obstrução do luisão ao liedson na área encarnada." e não aguentei mais, há limites para o ridículo...

Cláudio Kralj disse...

ó forneiro, a frase é, até, bastante simples. Não se enervem, benfiquistas. Ganharam por 4 a um contra dez. Deviam estar contentes. E estão, eu sei que estão. Mas podem tirar as vestes da revolta pelo menos até domingo. Não se enervem com o que os sportinguistas que, coitados, perderam, desabafam. Não vale a pena. Guardem isso tudo para domingo, ou para o final da época - ou, já agora, para o final da taça da liga. Os membros do blog agradecem.

Cláudio Kralj disse...

ó forneiro, a frase é, até, bastante simples. Não se enervem, benfiquistas. Ganharam por 4 a um contra dez. Deviam estar contentes. E estão, eu sei que estão. Mas podem tirar as vestes da revolta pelo menos até domingo. Não se enervem com o que os sportinguistas que, coitados, perderam, desabafam. Não vale a pena. Guardem isso tudo para domingo, ou para o final da época - ou, já agora, para o final da taça da liga. Os membros do blog agradecem.

Site Meter