quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sporting - benfica: A memória é curta mas não tem de ser amnésica.

Antes do possível terramoto na Mata Real (e sim, também eu estou à espera que aconteça), importa realçar o seguinte, em jeito de exercício de memória:

O trio de arbitragem teve influência negativa no desenrolar do marcador, uma vez que, quando o Benfica vencia apenas por um golo (2-1), aos 59', Pongolle corria sozinho em direcção à baliza encarnada, mas viu a jogada ser-lhe anulada por um fora-de-jogo incorrectamente interpretado. Ainda que, sem unanimidade, as outras principais situações duvidosas foram todas decididas a favor do Benfica.

40'
Luisão faz obstrução sobre Liedson na área encarnada? Ficou uma falta por assinalar?
Devia ter sancionado o lance, não com uma grande penalidade, mas com um livre indirecto, pela obstrução efectuada, sem o intuito de jogar a bola.

59'
É bem assinalado o fora-de-jogo a Pongolle, quando seguia isolado e em condições de marcar?
Luisão punha Pongolle em posição regular e, como tal, assistiu-se a uma precipitação do árbitro assistente José Cardinal.

62'
Ramires viu um cartão amarelo por falta sobre Grimi. A cor foi a mais correcta?
Tendo em conta a expulsão aos 6', Ramires devia ter ido pelo mesmo caminho, pois a falta foi semelhante. Distorção de critério por parte do árbitro.

79'
Javi García baixa-se e Liedson acerta-lhe na cabeça. Faltou um livre indirecto na área encarnada?
Sim. Javi García fez jogo perigoso passivo, baixando a cabeça a uma altura inadequada. Faltou um livre indirecto, que se impunha.


Quem o diz é o Jorge Coroado. Apesar do mau feitio, que tinha e isso fazia sentir-se em campo, não será fácil acusá-lo de clubismo. Agora está reformado da arbitragem.

Mas presumo que também seja maluco, adepto do segundo maior clube, o anti-benfiquismo, que seja lagarto ou tripeiro, que odeie o benfica porque sim, que é invejoso, que é corrupto, que é mentiroso e que quer fazer dinheiro à conta do benfica. Pelo menos uma ou todas as anteriores ele há-de ser, não é? Tem de ser. Afinal de contas é mais um herege que não venera o benfica. E, novamente, o Olegário agora é que é ganda árbitro, justo e tudo o mais.

Que o Sporting está mal, muito mal, sou o primeiro a dizê-lo. E a repeti-lo Mas não me venham cá com merdas que o benfica não foi beneficiado. Foi. E muito. A taça da liga é a praia do benfica, só pode, de tanta merda que se faz para lhes pôr o caneco na vitrine. Que o comam. Os factos são os mesmos: o único título que ganharam nos últimos anos foi roubado. Que aproveitem a embalagem porque ter um Braga melhor que o melhor benfica dos últimos 15 anos tem de ser heresia. Mais uma, que deve ser punida devidamente.

5 comentários:

Bossio Rojas disse...

O Jorge Coroado? Oh Nalitzis, é triste ver onde o desespero te leva... Já te estou a imaginar a um metro da televisão de olhos esbugalhados com bloco e caneta e a apontar tudo o que sumo pontifice da arbitragem portuguesa grunhe.Que imagem tão decadente...

Morales disse...

Ia dizer a mesma coisa. Ver lagartos a recorrer ao Jorge Coroado só pode significar que o fim do mundo está próximo.

Quanto ao verdicto do senhor, que como todos sabemos, abomina o protagonismo, castigar uma obstrução com um livre indirecto acho que já fala por si, no que ao conhecimento e interpretação da lei diz respeito.

O jogo define-se bem numa frase: Uma vitória do Benfica em que ambos os clubes conseguiram o que queriam. O Benfica, os golos (limpos!) que lhe deram a vitória. O Sporting, os erros de arbitragem que o desresponsabilizam de uma derrota anunciada.

A malta percebe Nalitzis. O Sporting foi impune e infamemente roubado, e o Benfica só está como está porque, invariavelmente, conta com a ajuda dos árbitros. Mais do mesmo.

A festa que fiz, nas vossas bancadas, essa, ninguém ma tira.

Nalitzis Krpan disse...

A cegueira benfiquista é sempre a mais deliciosa. Eu disse-o antes e repito quando for preciso: o Sporting está mal e até era capaz de perder o jogo com o benfica (nem que fosse nos penaltis, a malapata habitual). Mas a vossa lógica de raciocínio é hilariante: um gajo mata um tipo que já estava ferido. Não é crime. Afinal de contas o tipo já estava ferido.

Lindíssima lógica, essa.

De resto, o habitual. Jorge Coroado (que por acaso nem aparece em escutas, que até foi internacional apesar de ser um dos meninos bonitos das instâncias da Liga) é doido. Só pode ser. Uma pessoa que não venera o benfica e que se atreve a dar a sua opinião sorbe casos, sem comentar a favor do benfas, epah é doido. Tem de ser.

Repitam muitas vezes, pah, eventualmente a ideia é aceite. Dizer que não ao benfica é pecado, dizer que não ao benfica é pecado, dizer que não ao benfica é pecado.

Depois segue-se a habitual caça às bruxas. Fiqeum-se pelas opiniões do João Gobern, esse sumo-pontífice da imparcialidade. Fere menos a vista.

Morales disse...

Castigar uma (alegada) obstrução com livre indirecto só pode ser doido sim!

Mas essa lógica é tua. Não é minha. Que o Sporting está mal todos sabemos, e alguns até nos regozijamos com isso. Mas nunca foi isso que esteve aqui em causa, embora faças questão de o dizer. Aliás, é exatamente por não obedecer a essa lógica que estou a discutir ctg. O sporting até jogou bastante bem. Melhor que o benfica nalgumas fases do jogo.

Mas o que está aqui em causa é uma entrada assassina do João Pereira que pode até nem ter acertado no Ramires como parecia, mas não deixa de ser uma entrada animalesca. Mas disso a lagartagem não se lembra. Os argumentos são de que estávamos muito cedo no jogo e que na Luz isto não acontecia. O facto de ser uma entrada assassina que em qqr campeonato do mundo dá encarnado não interessa nada. Chega de queixinhas crlo! Joguem à bola! A responsabilidade como sempre esgota-se no árbitro e no fora de jogo, nos dois livre indirectos (???) e no cartão que ficou por mostrar ao Ramires (ainda não consegui ver esse lance na tv). Tudo erros que, a inexistirem, dariam toda uma nova história ao jogo. Concedo-te o fora de jogo que podia ter sido importante sim (embora fosse o pongolle, não o liedson).

Não sei sequer quem é o João Gobern, mas mais válida que a do Jorge Coroado, não duvido que seja. FDS oh Nalitzis... o Jorge Coroado??? Cum crlo! Achei que já tinha visto tudo.

Nalitzis Krpan disse...

João Gobern é um gordo benfiquista que escreve no Record. É também o tipo que fala de cinema lá no burgo, quando os gajos dão DVD's. E também é uma merda a falar de cinema, o que me leva a pensar em como raio ele foi lá parar.

João Gobern é tão válido quanto o Silvio Cervan. Que é nada, portanto.

Não vou aqui discutir o Coroado. Acima de tudo porque não é assunto que mereça tanto tempo. Mas continuamos a bater no mesmo: o benfica foi beneficiado. E aí é o futebol que é prejudicado. Até porque tinham equipa para ganhar sem isto. O Olegário é chunga e mostrou outra vez. Quando o Sporting foi humilhado no Dragão não falei de árbitros. Agora sim e se o fiz é porque havia razão para tal. A cegueira de ganhar não pode valer tudo, Morales. É só isso. Até porque sou e serei sempre adepto de futebol.

E por muito que mamar aquele quarto golo do cardozo me doa como Sportinguista, como adepto de futebol foi do melhor que o vi fazer. E foi um golo fantástico, sem espinhas. E foi um momento de futebol que não precisou de olegários a assombrar. É essa a diferença aqui patente.

Site Meter