quinta-feira, 23 de julho de 2009

As damas ofendidas de Belém

Os Belenenses emitiram um comunicado no site para fazer queixinhas ao Público porque um bacano lá do jornal falou mal à brava do Super Bock e do clube num artigo. Disse entre outras coisas que "O Belenenses joga e há duas dezenas de velhinhos nas bancadas, nem uma palha bule, é um sossego", um comentário que manifestamente tem piada.

Como Os Belenenses, clube muito simpático, pelo qual sempre tive relativo apreço mas que tem tido com cada direcção que aquela merda parece que vai rebentar por todos os lados, mas dizia eu, são simpáticos mas habitualmetne não jogam um tostão furado e têm conseguido a preoza de descer de divisão em campo mas safam-se porque há sempre algum burro que assina tipos ilegais ou que faz merda burocrática. E eles safam-se apesar de não jogarem uma porra (agora andam alguns a caminho do benfas, que o profeta gosta de levar às costas os discípulos). O comunicado lá da direcção é uma coisa saloia a falar de bois e mansos, com virgulas mal colocadas por todo o lado e a porra. Uma bela merda, portanto.

Como se mostraram um bando de damas ofendidas de meia tigela ("ai, ui, os senhores da música falaram mal de nós e coiso") a única vontade que dá é de dizer, tenham mas é vergonha na cara, deixem-se de merdas e vejam se jogam qualquer coisa, que aquilo de contratar o taberneiro pacheco para dar merda e dar emprego ao bom rapaz do rui jorge, também para dar merda, isso é que é de gente estúpida.

Cambada.

A opinião é uma coisa muito bonita quando é livre. Esperemos é que essa mariquice toda passe para o campo quando jogarem com o Sporting, para darem pouco trabalho. Será que vem agora aí a Fúria Azul armada aos cucos? É possível, é possível... Ganharam um campeonato mal acabou a Segunda Guerra Mundial e desde então andam com a mania das grandezas. Por mim tudo bem. Mas ao menos sejam ambiciosos, tentem ser o 3º grande, que o benfas deixou o lugar à disputa há algum tempo.

Agora andar a meter o bedelho na cultura e em críticas e merdas alheias, quando o ano passado o máximo que conseguiram foi ser de relativa mediocridade, é coisa que não tem ponta por onde se lhe pegue. Coxos. Continuem a vender marmelos ali para o estádio em frente ao Colombo, estou totalmente a favor. Afinal de contas, se são bons para lutar pela descida de divisão, por que razão não teriam lugar no benfica?

12 comentários:

Anónimo disse...

LOOOOL

que texto do crl

Edgar disse...

Vim aqui seguido de comment deixado lá no meu estabelecimento. Jogo com "fair-play" quando há humor à mistura e este parece ser o caso. Noto igualmente que serás fã do Futebol Clube do Porto. O que de facto confere grande autoridade ao falares sobre relações com a imprensa. Na escola lá do Dragão não seriam emitidos comunicados daqueles, o mais certo era o jornalista em questão levar logo no focinho. Provavelmente seria mais eficaz. Cumps

Edgar disse...

PS: Esta coisa dos blogues colectivos dá nisto. So mais tarde reparei que por aqui assinam três. Fui guiado pelo post de baixo. Sendo um representante de Alvalade o autor da prosa fico realmente desarmado. Em comunicados são de facto exemplares, que até são assinados por gente com três nomes e eu tenho um certo receio dessa malta.

Nalitzis Krpan disse...

Não te assustes por aqui, Edgar! Não sou sectário mas também não me meto por falinhas da treta desnecessárias. O que o Belenenses fez é parvo, porque é. Porque uma coisa não tem nada a ver com outra e têm muito com que se preocupar, em vez de um critico (de música, realço) do Público.

estou contigo no que dizes do Porto. Anos e anos a darem tareia em pessoal da Sic diz muito sobre liberdade de imprensa lá para os lados do Dragão.

E não me ponho com merdas. O Sporting merece de mim honestidade, especialmente quando a coisa não corre bem. Temos de ser exigentes com quem representa os nossos clubes. E nisso acho que o Belenenses, ou quem manda no clube, comportam-se mais como putos do que como gente à frente de um clube sério (sim, sim, considero o Belenenses sério).

De qualquer das maneiras sê bem-vindo. Crítica, elogia, ri-te ou choca-te , como te der na real gana. Não queremos é cá mariquices do politicamente correcto.

Edgar disse...

Só para encerrar o tema, a direcção do Belenenses reagiu porque foi praticamente obrigada a isso pelos adeptos, sobretudo através dos blogues. Também não concordei com o estilo. Mas vá lá que aparentemente resultou pois pelo que sei o editorial de hoje do Público já pediu desculpas ao Belém.

Mas olha que, e provavelmente não o compreenderás pois o teu clube é um dos beneficiados pelo "sistema mediático", custa muito passar épocas inteiras a ver o Belenenses, assim como os outros emblemas que não os "três do costume", a ser ignorado pela comunicação social e depois, quando é chamado às páginas de um jornal, é para um texto daqueles.

Foi um "murro na mesa" pelas razões erradas. Preferia que o fizessem de cada vez que os noticiários e os jornais promovem uma espécie de publicidade de borla a apenas três emblemas. Seja para dizer que um jogador tem um penteado novo ou que o outro lesionou-se numa unha do pé.

Como podes ver também não sou fã das falinhas mansas. E gosto do espírito com que é encarado este espaço.
Cumps.

Miguel Nunes disse...

Venho aqui defender o bom nome do Clube de Futebol "Os Belenenses".

Nalitzis Krpan:

Ponto 1: O blog é teu, usas o tipo de linguagem que bem entendes. Mas fala português, sabes que a língua portuguesa não foi feita de expressões rascas.

Ponto 2: "há sempre algum burro que assina tipos ilegais ou que faz merda burocrática"? Não. É pena é nem todos serem apanhados, ou não sofrerem a penalização conforme a lei. Sabes ao que me refiro, certo?

Ponto 3: Gostava de saber as tuas habilitações literárias, para afirmares que "O comunicado lá da direcção é uma coisa saloia a falar de bois e mansos, com virgulas mal colocadas por todo o lado e a porra. Uma bela merda, portanto.". Compara-as a quem escreveu o comunicado. Sim, porque a avaliar pelo teu portugês, grande coisa não é de certeza.

Ponto 4: Os Belenenses exigem respeito pelo Belenenses, fizemos por mercê-lo, e tem de o ser reconhecido.
Respeito esse que o teu clube me reconhece, cada vez que vai ao Restelo e coloca uma coroa de flores da estátua de José Manuel Soares "Pepe". Não sabes porquê? Não vou ser eu a contar a história a um ignorante.
Pelo que já deves ter percebido, as tuas ideias frustradas numa página de internet são muito diferentes das que o teu clube desempenha há anos!

Ponto 5: Pior que não dar opinião é falar do que não se sabe. O Rui Jorge deu "merda"?. Não fales do que não sabes, "pá".

Ponto 6: Faz-te um favor. Perde 10 minutos do teu precioso tempo, e vê a História do Clube de Futebol "Os Belenenses", e vem-me dizer quem é que tem a mania das grandezas. Ignorância...

Ponto 7: Em relação ao teu parágrafo tão frustrado do benfica. O Rolando... também é coxo? Obrigado. E já agora, que dúzias de jogadores (que das a entender) é que vendo ao benfica?

Para concluir, não vou entrar numa guerra aberta de comentários contigo. Só te quero dizer que para a mania das grandezas já bastam adeptos como tu, o sucesso sobe à cabeça e não vêm mais nada para além disso. Pois fica tu sabendo que não foi a olhar de cima que pinto da costa tornou o porto no que é hoje. Garanto-te eu.

Preocupa-te contigo. Fala e opina do teu clube como bem entenderes, mas deixa o Belenenses para os Belenenses, não precisamos de ignorantes a falar do nosso clube. Obrigado.

Viva o Belenenses!

Cláudio Kralj disse...

mas olha, o nalitzis krpan é do sporting.

Nalitzis Krpan disse...

Resposta a Miguel Nunes em tom de comentário, parte 1:

Obrigado, Miguel Nunes, por provares o meu ponto quando falei de "damas ofendidas".

Existe a história e a história recente. Há uns anos atrás o Record abria uma primeira página com um título mais ou menos assim: "Há ladrões no Belenenses". Durante meses, o jornalista que o escreveu foi ameaçado, partiram-lhe o carro, as coisas da praxe. Era outro que, nobremente, falava de um clube que não era o dele - porque há diferenças no trabalho do jornalista para o que se faz por aqui, somos os primeiros a afirmá-lo.

Provou-se que o jornalista tinha razão. E os documentos que usava nas reportagens que fez vinham nada mais nada menos do que alguém da direcção do clube. Alguém que se preocupava com o clube ao ponto de arriscar tudo. Passaram-se alguns anos e o que se tem visto nos últimos anos é sintomático de direcções pouco capazes. Perder pontos na secretaria (por idiotice, entenda-se) e evitar descidas de divisão por incompetência dos outros, é aquilo a que podemos chamar de factos. Hoje não roubam, o que não quer dizer que tenham sido assolados por um surto qualquer de magna competência, que se aplique a tudo o que fazem. Erram também. E relativamente ao assunto que motivou o meu texto, só posso dizer que é erraram redondamente. E o Público seguiu a onda, o que a mim, enquanto leitor, envergonha. Qualquer dia começamos a pedir desculpas antes de falar do que quer que seja.

Concordo contigo: há leis e quem não cumpre deve ser punido. O que não invalida a mediocridade desportiva de certas equipas do Restelo na última década. Novamente, não sou sectário, e gosto do meu Sporting ao ponto de me cheatear e dizer que não jogaram uma merda quando assim foi. Sou mais a favor de paixão, sem ser completamente às cegas. O que está aqui em causa é a tua incapacidade para perceber que há quem não concorde contigo. E fazer fita pelo meio, bem, é coisa que fala por si só.

A formação que tenho é, acima de boa, fantástica. E está em crescendo. E continuo a aprender com o que escrevo. Não esperava vir a ser atacado por aí, mas pronto.

As palavras são uma coisa apaixonante. E não há filhos e enteados nesse ponto. Se achar que "merda" é a palavra correcta, uso-a. E foi assim que fiz, mesmo correndo o risco de ferir a vista a alguém mais desprevenido. Com a proeza de ser sem erros. Gosto muito do meu português, obrigado. E acho que o sentimento dele em relação a mim é recíproco.

E sim, há virgulas mal colocadas no comunicado da treta. Digo-te eu, que tenho razão. Pede a outro que te explique, que não faço tenções de reler aquela alarvidade. Não se trata de preguiça. Eu leio, efectivamente, apesar de não ter habilitações literárias de qualquer espécie, pelo que percebo. Felizmente existem as Novas Oportunidades.

Finalmente, opino sobre o Beleneses quando me apetecer, com maior ou menor ignorância, só porque sim. Porque posso e me apetece e essas tretas todas. Tu próprio opinas sobre outros clubes. Por que raio não hei-de ser eu a dizer a fantochada que aquilo foi?

Toda a "indignação" e "defesa da honra" são conceitos e coisas lindíssimas e palavras caríssimas. Mas antes disso era bom haver um bocado (assim, poucochinho) de lucidez.

Claro que não são todos coxos. E até acho que o Rolando tem um bom futuro à sua frente.

E repito: tudo é isso é coisa de dama ofendida. A deliciosa e inevitável cacofonia futebolística só tem sentido se houver quem diga outras coisas. Especialmente que não se possam ler em jornais desportivos. Quanto ao tom e conteúdo do que por aqui se publica, é critério do respectivo autor. E é coisa boa, mesmo que se discorde. É isso que não entendes.

(Continua...)

Nalitzis Krpan disse...

Parte 2:

"mas deixa o Belenenses para os Belenenses" - não deixo nada! Se for irrelevante (e para mim será durante boa parte do ano), tudo bem. Se houver razão para falar, bem ou mal, fala-se, porra.

Não há aqui nenhuma vendetta ao clube do Restelo (que respeito, relembro, mais do que tu respeitas as coisas de que não gostas, mas aí já não te podemos apelidar de ignorante, ou de intolerante ou simplesmente de tontinho).

Coisa que não há por aqui na altura de escrever é consensualidade e "cuidadinho" ou "vê lá o que dizes, que podes magoar alguém particularmente susceptível que só respeita opiniões se não forem duras com ele" . Podes não gostar, berrar e tudo o mais. É o teu direito. Eu próprio o defendo. No fim do dia o que me importa por aqui é que se fale.

Olha o exemplo do Edgar, nos comentários acima. Não gostou, queixou-se, protestou, mas aceitou a existência do que se disse, embora discordasse. Há dignidade nessa forma de discordância. Mas se calhar também há-de ser ignorante porque não seguiu as tuas toscas pegadas discursivas.

Ontem descobri um adepto do Beleneses (com maiúscula, realço) que respeito. Hoje estás aqui tu para provar que há sempre um outro lado. Mesmo que não seja lá muito bonito.

Obrigado.

Viva o Sporting! E, apesar de ti e da peixarada à volta de uma crítica a um festival (relembro, MÚSICA), boa sorte ao Belenenses para a época que aí vem.

(Conclusão: agora muito a sério, estás no teu direito de responder, não te preocupes que também não entro em guerras de comentários que os tais dez minutos do meu precioso tempo acabei de os gastar. Fica esta resposta ao teu comentário, independentemente do que achares)

Cláudio Kralj disse...

gostei da parte "digo-te eu, que tenho razão".

muito boa justificação, ó krpan, muito boa.

deixar o belenenses para os do belenenses é giro. para a próxima também vou criar um tabu assim: só gajos do porto podem falar do porto!

Miguel Nunes disse...

Vamos lá por partes.

Para começar, julguei que fosses do Porto. Estranho me pareceu. Em relação ao teu clube, bem, este texto vindo do clube dos se's é, no minimo, muito caricato. "Se o arbitro assinala a falta do luisão...", "se não falho o penalty...", "se o arbitro isto...", "se a bola não vai ao poste". Todos nós sabemos como são os se's do sporting, e ninguém o pode negar. Os sportinguistas, são assim.
Bem, mas cada adepto com o seu defeito, é certo, e sabes o que é ser um belém? Um belém passa por defender sempre o seu clube, independentemente de tudo o resto. Ao que tu chamas "damas ofendidas", eu chamo Orgulho, Honra, Amor. E se me dei ao trabalho de vir até ao teu blog, ler tanta palavra, é porque não deixo passar que ofendam o bom nome do Belenenses, muito menos com falsidades.
Ora vejamos, quantos jogadores é que vendi aos lampiões nos últimos 5 anos? O amorim? Expirou o contrato. O Júlio César? Parece que já não vai... Mas afinal parece que não vendi nenhum jogador ao benfica!

Em resposta ao teu texto. Admito, sim, essa história do jornalista, o Rui Santos, se não estou em erro, foi um bocado triste, ainda que ficou muito mal contada, nada se provou que foram adeptos do Belenenses a agredi-lo.
Se o Director do Publico achou por bem pedir desculpa, achas que és tu que deves dizer se deve ou não? Por alguma razão ele é o Director...
"O que não invalida a mediocridade desportiva de certas equipas do Restelo na última década". É certo. Tens toda a razão. Uma opinião válida, sem ofender nada nem ninguém. Nada te digo, senão não acabava o comentário.

Essa tua paixão platónica com as palavras... Enfim. Tu lá sabes. (apesar de achar que as novas oportunidades não têm o mesmo prestigio que o bonito Secundário, mas é só a minha opinião). O que não é da minha opinião, é que as novas oportunidades estão longe de um curso universitário capaz de colocar um sócio na direcção de um clube, te garanto.

E é a partir daqui é que começo a discordar de ti.

(continua)

Miguel Nunes disse...

Podes discutir o Belenenses. Mas discute-o com coerência! E acima de tudo, com respeito. O que te faltou neste "artigo" virtual. Se não fosse virtual, concerteza que provavelmente estavas a "levar nas orelhas" do patrão. É o teu blog, claro, não há patrão. Onde é que isso te impede de manteres o respeito?

"Ontem descobri um adepto do Beleneses (com maiúscula, realço) que respeito. Hoje estás aqui tu para provar que há sempre um outro lado. Mesmo que não seja lá muito bonito.". Esta parte nem sequer vou comentar, é o tipico insulto fácil para tentar sair por cima de uma guerra de comentários. É pena, até estava a gostar do debate.

Mas enfim, espero que possas repensar a tua posição, se assim o entenderes, se quiseres debater o Belenenses. Estou aqui. até te facilito: miguel_bn_1@hotmail.com. Responde para o mail, eu respondo-te sem problemas. Nunca fujo a um bom debate, desde que mantenha a minima qualidade.

PS- Sporting: clube finalista, 2º lugar, pódio,... Titulos? Ah, uma supertaça e tal. O treinador ta bom, não mexe! Falta de ambição? Vamos ter moral, por favor.

VIVA O CLUBE DE FUTEBOL "OS BELENENSES"!

Site Meter