quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Antevisão: Benfica-Volska Poltava e a posição de Portugal no Ranking


A julgar pelo nosso Twitter (já agora quem não nos segue faça favor de o fazer @apitameessamerd) o jogo de hoje do Benfas está mais que ganho. 3-0: 2-0, 5-0; 4:0; temos resultados para todos os gostos. Denominador comum? Vitória clara e sem sofrer golos. Não sei, sinceramente, se vão ser favas contadas. Não conheço a equipa ucraniana mas acho que o principal adversário será mesma o excesso de confiança. Metalist… anyone?

Mesmo assim estou convicto que ganharemos. 1-0 é o meu palpite, num jogo em que se disputará mais do que apenas a qualificação benfiquista para a Liga Europa. Porquê? Porque Portugal está numa posição miserável no ranking, está em 9º lugar, tem a Holanda à perna e o país do Vorskla Poltava à sua frente (em 7º).

Depois do afastamento da equipa do pavão Domingos e dos madeireiros da Liga Europa e
do quase certo adeus do Sporting da Champions cabe ao Benfica, Porto e, porque não, ao Nacional lutar pelos pontos do ranking. Mais do que vitórias individuais ou êxitos clubistas, o que está em jogo é manutenção das equipas portuguesas nas competições internacionais. E isso, meus amigos, é deveras mais importante que qualquer sentimento faccioso e mesquinho.

ps- Hoje será também o dia em que conheceremos o futuro de Luisão. Se jogar, de certo que não sairá este ano. Se tal não acontecer é certo que perderemos o cabeça de et.

8 comentários:

Kitnoce disse...

Para mim não é uma historia de "favas contadas"... é um facto : o SLB tem que jogar para ganhar, é ao SLB que tem que caber o dominio de jogo e a vontade de ir buscar a vitoria. Os ucranianos jogam fora, vão tentar dificultar o nosso jogo e não sofrer golos, quem sabe até tentar nos meter pressão atràs....não é excesso de confiança, é realismo, o que não impede que hajam surpresas... mas que temos cabedal para eles, não hà duvida nenhuma !

Jose Pedro Silva disse...

nos estamos nessa posicao miseravel por causa das vergonhas que o sporting e o benfica passam la fora se nao fosse o porto ainda estavamos pior no ranking

kevs disse...

Jose Pedro Silva: quando não se sabe do que se fala por vezes diz-se disparates. Em termos de ranking da UEFA (baseado nas últimas 5 épocas) o Sporting acabou a época passada com exactamente os mesmos pontos que o porto, no 19º lugar geral. Um pouco mais abaixo (23º) ficou o benfica, mas não a grande distância pontual. O ano do fcp campeão europeu já foi, e essa do porto sustentar o ranking de Portugal é uma grande treta.
Pode ir verificar ao site da uefa que o que eu digo é verdade.

Jose Pedro Silva disse...

sr kevs aproveito a sua deixa e digo.lhe quando nao se sabe do que se fala e melhor estar calado. . . esse ranking nao tem influencia no ranking que estamos a falar. de qualquer forma se acredita que nao e o porto que neste momento continua a contribuir com mais pontos para o ranking referido entao anda a dormir porque as goleadas sofridas pelo benfica e sporting nao contribuem de certeza

kevs disse...

o sr JPS está enganado, o ranking do país é composto pelos respectivos rankings dos clubes, ponderado pelo numero de equipas do país em cada ano em prova. Sobre este tema até estou muito bem informado. Pode-se informar melhor num site especializado no tema (www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/). E caso não saiba, perder por 7 é o mesmo que perder por 1 em termos de ranking. Os 4 que o porto levou do Arsenal valeram tanto para o ranking como os 12 que o Sporting levou do Bayern, e os 5 que o Olympiakos deu ao benfica. Cumprimentos.

Jose Pedro Silva disse...

mesmo admitindo isso o porto e o que obtem melhores resultados nao a volta a dar. . .os sportinguistas e benfiquistas tem tendencia para ir contra o porto nas competicoes europeias quando deviam estar a favor do porto ja que sao quem mais necessita dos pontos para tentar evitar playoffs de liga dos campeoes. ja agora parabens pela vitoria frente aos ucranianos

kevs disse...

bom, eu pessoalmente não vou contra o porto nas competições europeias, mas isso cada um sabe de si. O Sporting e o benfica foram aos playoffs devido à posição em que ficaram no campeonato, e não por causa do ranking. Ambos até foram cabeças de série nos respectivos sorteios. Cumprimentos.

Jose Pedro Silva disse...

sr kevs o que quis dizer foi que quanto mais pontos tivermos mais equipas podemos meter nas competicoes e neste caso o sporting podia estar qualificado para a cha,pions automaticamente e o benfica no playoff

Site Meter